CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Deputado Bacil aponta alternativa para ampliar nº de médicos no PR

9 de abril de 2020 às 07:34

Publicidade
Deputado Bacil aponta alternativa para ampliar nº de médicos no PR
Reprodução
Diante do cenário de crise da pandemia, o deputado estadual Emerson Bacil (PSL) encaminhou um requerimento ao governador Carlos Roberto Massa Júnior para aumentar o número de profissionais. Cerca de 200 médicos precisam ter simplificado o processo de regularização de seus diplomas no Paraná e podem vir a contribuir com ações efetivas no combate ao Covid-19.

O deputado solicita ao governador a adoção de medidas necessárias junto às Universidades Públicas Estaduais e Federais, do Paraná, para efetivar "o processo simplificado de revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior a fim de que tais médicos sejam inscritos no CRM [Conselho Regional de Medicina]". Podendo, assim, trabalhar e contribuir no combate ao Coronavírus.

A Lei nº 12.871/2013 instituiu o 'Programa Mais Médicos' e permite que brasileiros formados no exterior, sem registro no CRM, possam trabalhar trinta e duas horas semanais. Neste período, muitos profissionais foram aprovados e fizeram o curso de pós-graduação em atenção básica, ministrado e certificado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas aguardam a revalidação.

A Lei permite ser feito por Universidades Públicas, mas sem ação pelo menos nos últimos três anos, "o justo direito de revalidação" segundo o deputado. Que sugere o implemento de medidas que possam autorizar este processo e fornecer o CRM aos profissionais. Colocando uma força de trabalho de mais de 200 médicos para atuar em prol do tratamento da saúde aos paranaenses.

Inclusive, Emerson Bacil cita que uma Portaria, de nº 374 de 03 de abril de 2020, autoriza atuação regularização de diplomas de estudantes que tenham cursado 75% do curso. "No caso são em torno de 200 médicos já com experiência em atendimento à Saúde da família e com especialização concluída. Certamente darão sua imensa contribuição ao Paraná", destaca.

"Como um meio de contribuir com a sociedade paranaense, tais médicos atestaram que estão dispostos a trabalhar voluntariamente as horas excedentes ao contrato de trinta e duas horas [oito horas semanais ou mais se necessárias], nos hospitais ou unidades locais de saúde que sejam necessários para o fortalecimento da saúde durante o combate a pandemia", reforça o requerimento.

Emerson Bacil, em sessão virtual da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (08/04), falou sobre esta situação e pediu apoio aos parlamentares. Seu discurso foi chancelado e endossado pelo presidente da Assembleia. Ademar Traiano disse que, também, teve conhecimento da situação e estaria fazendo contato com a secretaria de Saúde para agilizar este processo.

Compartilhe:

Leia também

Após ofensas de Milei a Lula, Itamaraty chama embaixador para consulta

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Como é ‘farmar aura’? São Paulo teve até competição para isso no fim de semana

2.

Jogadora de futsal é suspensa por 5 anos após chutar cabeça de adversária no Ceará

3.

Adolescente de 17 anos morre após ser esfaqueado durante desentendimento em Imbituva 

4.

Capivara com flecha cravada no corpo é resgatada na Represa Guarapiranga, Zona Sul de SP

5.

Após ofensas de Milei a Lula, Itamaraty chama embaixador para consulta

6.

Bebê morre após ser esquecida em carro a caminho de creche

7.

Feira Verde' fecha 1º semestre com mais de 1,3 tonelada de material reciclável recolhido

8.

Prefeitura confirma asfalto em 12 km para mais três vilas

9.

Homem confunde cola instantânea com colírio e para no hospital com olho colado

10.

Lei garante cartilhas sobre parto humanizado e violência obstétrica para gestantes em PG

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia