Deputada Mabel pede que UEPG antecipe formatura de alunos de medicina para atender pandemia de covid-19
A deputada Mabel requereu durante a semana na sessão da Assembleia Legislativa que o Governo do Estado atue junto a UEPG em ajuda aos alunos do curso. “Esses alunos receberam ensino de qualidade na nossa Universidade e estão prontos para atender a população neste momento que vivemos. Muitos municípios estão com dificuldade para contratar médicos devido ao Coronavírus e nossos acadêmicos poderiam trabalhar justamente nas unidades de saúde atendendo a nossa população”, frisou a deputada.
Aqui em Ponta Grossa quase 40 alunos do último ano do Curso de Medicina da UEPG aguardam a autorização da antecipação da formatura, conforme estabeleceu o Governo Federal. Entretanto a Universidade, através de reunião do Departamento de Medicina, negou a antecipação.
O Governo Federal autorizou através da Medida Provisória 934/2020 a antecipação das formaturas dos alunos dos últimos anos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia em todo país, desde que tenham cumprido 75% do estágio curricular obrigatório e do internato do Curso de Medicina.
Após a fala da deputada Mabel na Assembleia, o primeiro secretário Deputado Luiz Cláudio Romanelli informou que ainda essa semana o Conselho Estadual de Educação deverá validar o pedido dos alunos do Curso de Medicina.