CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Deputada Cristina Silvestri propõe inclusão do pinhão na merenda escolar

18 de Fevereiro de 2025 às 17:00

Deputada Cristina Silvestri propõe inclusão do pinhão na merenda escolar
Deputada Cristina Silvestri (PP).Créditos:Divulgação/Assessoria Parlamentar
A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o Projeto de Lei nº 2/2025, que propõe a inclusão do pinhão na merenda escolar da rede estadual de ensino. A iniciativa busca valorizar a produção agrícola local, fortalecer a economia dos pequenos produtores e estimular a preservação da araucária, espécie símbolo do estado.

De acordo com a proposta, o Governo do Paraná deverá adquirir, preferencialmente, o pinhão de agricultores familiares, cooperativas da economia popular solidária e empreendimentos rurais do estado. O objetivo é fomentar a geração de renda no campo, impulsionar o agronegócio e garantir uma alimentação mais nutritiva para os estudantes.

"O pinhão não é apenas um alimento tradicional da cultura paranaense, mas também uma importante fonte de renda para pequenos produtores, especialmente em regiões como Guarapuava e União da Vitória", destaca Cristina Silvestri. "Com essa medida, unimos educação, nutrição e desenvolvimento econômico." Dados do setor indicam que a comercialização do pinhão movimenta cerca de R$ 20,8 milhões no Paraná por ano.

Sustentabilidade

Além do impacto financeiro, a proposta tem um viés ambiental, pois incentiva a conservação da araucária, uma espécie ameaçada. A deputada Cristina defende que o aumento do consumo do pinhão pode ser um importante aliado para manter as araucárias de pé. “É um projeto preservacionista, social e econômico”.

A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e das comissões temáticas da Alep. Se aprovada, será votada em plenário por todos os deputados e deputadas.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

ANP vai notificar Petrobras para que oferte diesel e gasolina

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura de Ponta Grossa entrega novos equipamentos à APACD

2.

Jovem “acorda” e tosse durante o próprio velório e caso gera repercussão 

3.

Pesquisa do Procon Ponta Grossa aponta variação de até 104% em preços de chocolates e ovos de páscoa

4.

Homem é encontrado morto a tiros sentado em cadeira em matagal  

5.

ANP vai notificar Petrobras para que oferte diesel e gasolina

6.

Vagner defende pênalti no final e Operário vence o Londrina pela Copa do Brasil 

7.

PRF realiza 3º leilão virtual de veículos 2026 no Paraná

8.

Estado libera R$ 33 milhões para nova UTI e modernização da Oncologia da Santa Casa de Ponta Grossa

9.

Leonardo é acusado de dar bebida alcoólica ao neto de 1 ano

10.

Lâmpadas de tecnologia LED já iluminam 70% de Ponta Grossa

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia