Agora1

Deputada Cristina Silvestri propõe inclusão do pinhão na merenda escolar

18 de fevereiro de 2025 - 20:00
Deputada Cristina Silvestri (PP).Créditos:Divulgação/Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o Projeto de Lei nº 2/2025, que propõe a inclusão do pinhão na merenda escolar da rede estadual de ensino. A iniciativa busca valorizar a produção agrícola local, fortalecer a economia dos pequenos produtores e estimular a preservação da araucária, espécie símbolo do estado.

De acordo com a proposta, o Governo do Paraná deverá adquirir, preferencialmente, o pinhão de agricultores familiares, cooperativas da economia popular solidária e empreendimentos rurais do estado. O objetivo é fomentar a geração de renda no campo, impulsionar o agronegócio e garantir uma alimentação mais nutritiva para os estudantes.

“O pinhão não é apenas um alimento tradicional da cultura paranaense, mas também uma importante fonte de renda para pequenos produtores, especialmente em regiões como Guarapuava e União da Vitória”, destaca Cristina Silvestri. “Com essa medida, unimos educação, nutrição e desenvolvimento econômico.” Dados do setor indicam que a comercialização do pinhão movimenta cerca de R$ 20,8 milhões no Paraná por ano.

Sustentabilidade

Além do impacto financeiro, a proposta tem um viés ambiental, pois incentiva a conservação da araucária, uma espécie ameaçada. A deputada Cristina defende que o aumento do consumo do pinhão pode ser um importante aliado para manter as araucárias de pé. “É um projeto preservacionista, social e econômico”.

A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e das comissões temáticas da Alep. Se aprovada, será votada em plenário por todos os deputados e deputadas.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.