CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Defesa de Lula quer Sérgio Moro fora do processo

5 de Julho de 2016 às 19:16

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram nesta terça-feira pedido para que o juiz Sérgio Moro, da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba, reconheça sua suspeição para julgar processos que envolvem seu cliente. Eles também recorreram, através de Reclamação, ao Supremo Tribunal Federal alegando nova usurpação da competência daquela Corte por parte do juiz Moro.

lula

Foto: Divulgação

Segundo a defesa do ex-presidente, a “exceção de suspeição” baseia-se na prática de diversos atos arbitrários pelo juiz contra Lula, desde a deflagração da 24ª fase da Operação Lava Jato (“Alethéia”), em 04/03/2016. Os advogados José Roberto Batochio, Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins elencam como justificativa para requerer a suspeição de Moro a condução coercitiva do ex-presidente, em março, “sem qualquer previsão legal”, e o levantamento do sigilo de conversas interceptadas de Lula e de seus familiares. Além dessas novas medidas, os advogados lembram que já entraram, no último dia 16 de junho, com representação junto à Procuradoria Geral da República, para que seja apurada eventual prática de abuso de autoridade em tais atos. Além disso, os familiares de Lula promoveram ações de reparação por danos morais contra a União Federal, com a possibilidade de haver ação de regresso contra o Juiz.

A “exceção de suspeição” também se baseia no fato de Moro, em documento encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (informações relativas à Reclamação nº 23.457), ter acusado doze vezes o ex-Presidente de atuar com “o propósito de influenciar, intimidar ou obstruir a justiça”. “A figura do juiz acusador é a antítese do juiz imparcial. No mesmo documento, Moro fez juízo de valor em relação ao Sítio Santa Bárbara, situado no município de Atibaia (SP), antes de analisar provas ou de ouvir a defesa, afirmando que ‘é a família do ex-Presidente quem tem o poder de disposição sobre o sítio de Atibaia e não Fernando Bittar, o formal proprietário, sugerindo tratar-se de pessoa interposta’”, alegam.

Em nota, os advogados afirmam que Lula “não teme ser investigado nem julgado por qualquer juiz: quer justiça e um julgamento imparcial, simplesmente”, e que este não é um direito exclusivo do ex-presidente, mas de todo cidadão. A Justiça Federal do Paraná, através de sua assessoria de imprensa, emitiu nota informando que o juiz Sérgio Moro se manifestará apenas nos autos.

Leia  matéria completa no Paraná Portal

Agora 1
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Deputada do Psol chama Sérgio Moro de "juiz ladrão" e senador responde: "nem sei o seu nome"

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Homem desenterra irmã e leva esqueleto ao banco para sacar dinheiro

2.

Homem desenterra irmã e leva esqueleto ao banco para sacar dinheiro

3.

Confira como funcionam os serviços da Prefeitura de Ponta Grossa no Dia do Trabalhador

4.

Deputada do Psol chama Sérgio Moro de "juiz ladrão" e senador responde: "nem sei o seu nome"

5.

PRF apreende mais de 121 quilos de maconha e skunk na BR-277, em Balsa Nova (PR) 

6.

Operário vence o Sampaio Corrêa-RJ e se classifica para a semifinal da Copa Sul-Sudeste 

7.

Dentista grávida de gêmeos morre após passar mal em casa 

8.

Prefeitura anuncia décima obra de asfalto em 2026, na Vila Nery

9.

Páscoa Solidária beneficia 5.000 famílias em Ponta Grossa com cestas básicas e chocolates

10.

Operário promove ação especial no Dia do Goleiro com integração entre base e profissional

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia