Darci Piana destaca força do Paraná na produção de laticínios na abertura da Agroleite 2025

Vice-governador participou nesta terça-feira (5) da abertura oficial em Castro, nos Campos Gerais, da maior vitrine da tecnologia da cadeira do leite na América Latina. As cidades de Castro e Carambeí lideram a produção de leite brasileira, com mais de 800 milhões de litros produzidos todos os anos.
O vice-governador Darci Piana participou nesta terça-feira (5) da abertura oficial da 25ª edição do Agroleite, em Castro, na região Centro-Sul do Paraná. A solenidade foi realizada na Praça Central do Castrolanda Expo Center, dando início à programação daquela que é considerada a maior vitrine da tecnologia da cadeia do leite na América Latina.
“A Agroleite reúne os maiores produtores de leite do País, nesta região que lidera a produção nacional de lacticínios. Isso é fruto de um trabalho intenso das nossas cooperativas, como a Castrolanda, e dos nossos produtores, que trabalham com muita tecnologia para oferecer os melhores produtos aos consumidores”, afirmou o vice-governador.
As cidades de Castro e Carambeí lideram a produção de leite brasileira, com mais de 800 milhões de litros produzidos todos os anos, de acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Valor Bruto da Produção de lacticínios nas duas cidades passa de R$ 1,8 bilhão anuais, colaborando para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
“Hoje nós somos um centro de tecnologia, ciência e conhecimento. Foi isso que alçou o setor a este protagonismo e que tem ajudado o Paraná a gerar empregos e a crescer”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes.
O protagonismo na produção de leite é resultado dos investimentos em tecnologia e de uma tradição que vem sendo passada de geração em geração. “Os primeiros imigrantes da Holanda chegaram aqui há 70 anos com muita vontade de povoar essa região e fazer a diferença. O que nós vivemos hoje é a continuação deste legado. Com muito trabalho, dedicação e empenho, a cadeia do leite se desenvolveu e hoje é uma referência na América Latina”, disse o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman.
EVENTO – Entre os dias 5 e 8 de agosto, a feira terá, além de atrações especiais, fóruns, painéis e seminários voltados às cadeias produtivas do agronegócio. Neste ano, o Agroleite conta com mais de 350 expositores, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior. A expectativa dos organizadores é de que mais de 160 mil pessoas passem pelo local durante os quatro dias de atividades. A entrada é franca.
O evento é uma realização da Castrolanda, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de Castro, e com o apoio de 131 empresas patrocinadoras.
A abertura dos trabalhos conta, entre outras opções, com o Painel da Mulher Cooperativista, uma ação que já se tornou tradição. Marcado para as 14h, na Arena Conexão – Plenária Principal, o encontro será conduzido pela jornalista e mentora em comunicação Sirlei Benetti, fundadora do portal SouAgro.net. Ele tem como tema “Você nasceu para dar certo”. O objetivo é de promover a reflexão e a valorização do papel feminino no campo e na sociedade. O painel é voltado para todas as mulheres, independentemente de serem produtoras ou não.
Diversos temas voltados ao setor serão explorados em apresentações ao longo da semana. Na sexta-feira (8) pela manhã, o ex-ministro da economia, Paulo Guedes ministra uma palestra no Fórum da Agricultura, com o tema “Impactos do cenário global e nacional no agronegócio brasileiro”.
Além disso, durante todos os dias será realizada uma das grandes atrações da semana: o julgamento oficial das raças leiteiras, com a presença de convidados especiais. Dois nomes de destaque internacional vão conduzir os trabalhos neste ano. O canadense James David Black será o responsável pela avaliação da raça Holandesa (tanto preta e branca, quanto vermelha e branca), além de outras cinco categorias.
Já a raça Jersey será julgada pelo norte-americano Ryan Krohlow, criador e preparador de animais premiados em eventos de elite como a World Dairy Expo, onde também já atuou como juiz. Haverá tradução simultânea dos julgamentos.
Ao todo, 52 expositores inscreveram 548 animais – um número 15% maior do que no ano anterior. A concorrência é maior justamente nas categorias holandesa – 235 exemplares da preta e branca e 116 da vermelha e branca – e Jersey, com outros 170 animais na disputa.
O Torneio Leiteiro é outra atração especial desta edição do Agroleite. A disputa contará com a realização de oito ordenhas de terça a quinta-feira. Essa ação vai movimentar o Pavilhão Agroleite em disputas que medem a produtividade por volume em duas categorias: vaca jovem e vaca adulta.