CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Curso sobre obras públicas reúne mais de 350 pessoas em Ponta Grossa

19 de Julho de 2019 às 04:38

Mais de 350 prefeitos, engenheiros, contadores e outros profissionais das prefeituras da Região dos Campos Gerais participaram, nesta quinta-feira (18 de julho), na sede da UniCesumar, em Ponta Grossa, do curso Obras Públicas - Planejamento, Licitação, Fiscalização e Efetividade, realizado pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

No evento, os jurisdicionados do Tribunal foram capacitados, por meio da transmissão de conhecimentos técnicos na área de obras públicas, com o objetivo de melhorar a gestão e fiscalização desses empreendimentos. A segunda edição desse curso será realizada no próximo dia 25, em Cascavel, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Na abertura do curso, o presidente do TCE-PR, conselheiro Nestor Baptista, lembrou que nasceu em Ponta Grossa, onde também iniciou sua vida profissional no rádio esportivo. Ele destacou que atualmente o prefeito tem que estar informado sobre tudo o que acontece na sua gestão, pois não há mais espaço para amadorismo.

Rapidez

Em seguida, o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, ressaltou a importância da modernização dos sistemas do Tribunal, o que permite que a prestação de contas seja feita de forma mais rápida, com as administrações mais alinhadas com a corte.

Já o prefeito anfitrião, Marcelo Rangel, lembrou que quando iniciou na carreira política, por volta de 2006, "o Tribunal de Contas era apenas um órgão temido; e hoje é uma instituição que auxilia os prefeitos a não errar, além de ensinar a população a fiscalizar, o que nos deixa mais seguros". Ele também lembrou que sua administração foi a primeira do estado a implantar sistema de compliancce, "estabelecendo regras rígidas para a gestão, que beneficiam não só a população, mas nós mesmos".

Orientação

O presidente do TCE-PR afirmou que o órgão não precisa ser temido, pois sua função não é somente a de penalizar, mas especialmente orientar. Ele citou que a EGP, criada em sua gestão anterior, em 2008, já treinou mais de 260 mil jurisdicionados ao longo dos últimos dez anos. "Os homens de bem podem contar sempre com o Tribunal, mas os que querem tirar proveito do dinheiro público vão precisar se cuidar cada vez mais", concluiu.

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Buscas da PF na Câmara têm como alvo ex-assessora de Lira

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Amor que acolhe: famílias abrem seus lares e corações para crianças em Ponta Grossa

2.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

3.

Paraná terá tempestades severas neste fim de semana, aponta previsão do Simepar

4.

Finais da ‘Copinha Base PG’ ocorrem neste sábado (13)

5.

Idosa esquece que saiu com carro e registra furto, no PR

6.

Buscas da PF na Câmara têm como alvo ex-assessora de Lira

7.

Prefeitura lamenta morte de ex-servidor da Procuradoria Geral de PG 

8.

Buscas da PF na Câmara têm como alvo ex-assessora de Lira

9.

Asfalto no Borsato está a caminho

10.

Whindersson diz ter dúvida sobre a própria sexualidade ‘Ah, se eu for gay'

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia