CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Curso sobre obras públicas reúne mais de 350 pessoas em Ponta Grossa

Por Redação

Mais de 350 prefeitos, engenheiros, contadores e outros profissionais das prefeituras da Região dos Campos Gerais participaram, nesta quinta-feira (18 de julho), na sede da UniCesumar, em Ponta Grossa, do curso Obras Públicas - Planejamento, Licitação, Fiscalização e Efetividade, realizado pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

No evento, os jurisdicionados do Tribunal foram capacitados, por meio da transmissão de conhecimentos técnicos na área de obras públicas, com o objetivo de melhorar a gestão e fiscalização desses empreendimentos. A segunda edição desse curso será realizada no próximo dia 25, em Cascavel, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Na abertura do curso, o presidente do TCE-PR, conselheiro Nestor Baptista, lembrou que nasceu em Ponta Grossa, onde também iniciou sua vida profissional no rádio esportivo. Ele destacou que atualmente o prefeito tem que estar informado sobre tudo o que acontece na sua gestão, pois não há mais espaço para amadorismo.

Rapidez

Em seguida, o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, ressaltou a importância da modernização dos sistemas do Tribunal, o que permite que a prestação de contas seja feita de forma mais rápida, com as administrações mais alinhadas com a corte.

Já o prefeito anfitrião, Marcelo Rangel, lembrou que quando iniciou na carreira política, por volta de 2006, "o Tribunal de Contas era apenas um órgão temido; e hoje é uma instituição que auxilia os prefeitos a não errar, além de ensinar a população a fiscalizar, o que nos deixa mais seguros". Ele também lembrou que sua administração foi a primeira do estado a implantar sistema de compliancce, "estabelecendo regras rígidas para a gestão, que beneficiam não só a população, mas nós mesmos".

Orientação

O presidente do TCE-PR afirmou que o órgão não precisa ser temido, pois sua função não é somente a de penalizar, mas especialmente orientar. Ele citou que a EGP, criada em sua gestão anterior, em 2008, já treinou mais de 260 mil jurisdicionados ao longo dos últimos dez anos. "Os homens de bem podem contar sempre com o Tribunal, mas os que querem tirar proveito do dinheiro público vão precisar se cuidar cada vez mais", concluiu.

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Congresso promulga emenda do fim da 6x1; escala 5x2 começa em 60 dias

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Dia Nacional da Vacinação: Saúde alerta sobre importância da imunização para conter doenças

2.

Detran-PR promove leilão de 1.185 veículos para sucata no próximo dia 28; saiba mais!

3.

Lobista amiga de Lulinha chama Lula de 'canalha' e diz que fará delação

4.

Jovem morre após ser atropelado por camionete na manhã deste domingo; motorista fugiu do local 

5.

Papa Leão XIV retorna ao Vaticano quatro dias após cirurgia de câncer

6.

Operário perde para o já rebaixado América e fica mais longe do acesso à Série A

7.

Prefeitura intensifica manutenção de estradas rurais em período de fortes chuvas

8.

Padrasto acusado de matar adolescente morre em confronto com a PM em Maringá 

9.

Casal adota três irmãos no Paraná; “ganhei na loteria disse a nova mãe” 

10.

Cansado da mulher, homem pede para ser preso em Santa Catarina

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia