Agora1

Criação de espaços fúnebres inter-religiosos é aprovado em primeira discussão na CMPG

16 de junho de 2025 - 16:30
Foto de Pavel Danilyuk: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoas-sentado-dentro-de-casa-interior-7317734/

Projeto quer garantir que pessoas de diferentes crentes tenham locais adequados para a prática de atos fúnebres

O plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), aprovou em primeira discussão a criação de espaços adequados reservados para a realização de atos fúnebres inter-religiosos. O PL 107/2025, de autoria do vereador Guilherme Mazer (PT), quer garantir a laicidade do Estado, e garantir que todas as religiões possam exercer suas práticas fúnebres no município, vedando qualquer prática de intolerância religiosa por parte de agentes públicos.

De acordo com o projeto, o Executivo, através dos órgãos públicos competentes, será responsável por criar espaços adequados para a realização dos cultos observando as quantidades para a demanda das diversas religiões nos cemitérios públicos municipais. A proposição ainda aponta que as capelas fúnebres também ficaram à disposição e nos casos de impossibilidade de higienização por parte do poder público, será possível firmar convênios com associações, organizações religiosas ou fundações voltadas às práticas das diversas religiões.

Em justificativa, Mazer explica que os espaços atuais não contemplam a realização de rituais de outras religiões de diferentes matrizes. De acordo com o vereador, existe uma demanda de criação desses espaços para que as pessoas, independente do seu credo, prestem suas homenagens. “Nesses espaços todas as pessoas, independente de seu credo, poderão livremente prestar suas homenagens aos seus ancestrais e às suas divindades, inclusive tendo acesso livre àqueles que não praticam alguma religião específica”, defende.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.