CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Cresce participação de receitas próprias no orçamento municipal

29 de Fevereiro de 2020 às 06:42

Cresce participação de receitas próprias no orçamento municipal
Divulgação
Prestação de contas do fechamento de 2019 indica que receitas próprias representam cerca de 40% do orçamento municipal

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realizou hoje (28) audiência pública na Câmara de Vereadores para prestação de contas do último quadrimestre de 2019, apresentando os investimentos, despesas e arrecadação da gestão nos últimos quatro meses do exercício financeiro anterior, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal. A audiência foi conduzida pelo secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, detalhando o balanço do encerramento financeiro do ano anterior. Entre os pontos de destaque estão o crescimento da participação de receitas próprias no orçamento municipal e a redução do índice de despesa com pessoal, ficando abaixo do limite máximo.

“É comum que os Municípios tenham uma dependência grande de receitas de transferência constitucional para a formação do seu orçamento, mas com as medidas de justiça fiscal que implementamos desde 2017, nossas receitas próprias hoje chegam a quase 40% do montante. Apesar do repasse de ICMS ser hoje nossa principal receita, vem seguida logo na sequência pela arrecadação de ISS, uma receita própria que registrou incremento de 13% após a queda das isenções”, detalha Grokoviski.

No comparativo do fechamento de 2018 e 2019, o maior incremento de receita foi na arrecadação de ITBI, que passou de R$ 21 milhões para R$ 26 milhões, montante 21% superior. Com o crescimento dos valores arrecadados e repassados ao Município, a Receita Corrente Líquida (RCL) teve aumento de 5,73% em comparação com 2018. “O crescimento das receitas próprias e da RCL ainda é reflexo à longo prazo de ações anteriores, como a atualização da legislação de ITBI, o programa Só é Dono Quem Registra, fiscalização e cobrança mais eficiente dos tributos e redução da inadimplência de IPTU”, aponta o secretário da Fazenda.

Outro ponto detalhado na audiência foram as despesas do Município, que registraram crescimento de 1.10% em comparação com o ano anterior. Todas as dívidas da Prefeitura, como precatórios e FGTS, estão parceladas e com os pagamentos em dia. O exercício de 2019 também encerrou com redução no índice de gasto com pessoal, ficando em 53,34%, abaixo do limite máximo estabelecido.

Os investimentos nas áreas de Saúde e Educação ficaram mais uma vez acima dos percentuais mínimos constitucionais. Dos 25% obrigatórios para a Educação, foram destinados 25,17% do orçamento. Na área da Saúde, dos 15% obrigatórios, a Prefeitura aplicou 26,62% da receita, 11,62% acima do índice mínimo.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Emendas parlamentares serão pagas em até seis parcelas iguais em 2026

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Após 59 dias na UTI, advogada que salvou família em incêndio no PR acorda de coma e se comunica com familiares

2.

Emendas parlamentares serão pagas em até seis parcelas iguais em 2026

3.

Ação conjunta prende donos de padaria usada de faxada para tráfico de drogas em   PG 

4.

Ecossistema de Inovação impulsiona crescimento do setor de tecnologia em Ponta Grossa

5.

Corinthians e Vasco avançam nos pênaltis e decidem a Copa do Brasil

6.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

7.

“Perdi o uso das mãos”; diz Lulu Santos sobre doença autoimune

8.

Asfalto no Borsato está a caminho

9.

Amor que acolhe: famílias abrem seus lares e corações para crianças em Ponta Grossa

10.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia