CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Política

Concessão nos parques estaduais vai incrementar turismo

22 de Novembro de 2018 às 07:42

A proposta do Governo do Paraná, de delegar à iniciativa privada a exploração dos serviços públicos nas unidades estaduais de conservação da natureza, é muito positiva segundo avaliação do secretário de Estado do Esporte e Turismo, João Barbiero. O projeto de lei sobre a matéria foi enviado pela governadora Cida Borghetti à Assembleia Legislativa na segunda-feira (19).

A medida projeto visa fortalecer ações de conservação e potencializar a visitação dos locais, estimulando o ecoturismo paranaense. “É uma iniciativa importante para o desenvolvimento turístico e ambiental do Paraná”, disse Barbiero.

“O processo agora está pronto e estamos muito felizes com essa missão dada por nossa governadora e agora cumprida. A iniciativa fará com que o turismo seja cuidado pela iniciativa privada, em parceria com o Estado, ampliando o potencial de negócios dentro da cadeia do setor e respeitando sempre as questões ambientais”, afirmou o secretário.

A delegação se dará por meio de licitação, na modalidade de concorrência, e propõe conceder condições para o desenvolvimento do potencial ecoturístico das Unidades de Conservação. Dentre os objetivos estão: incrementar o número de visitantes, intensificar as ações de preservação, promover a conciliação entre conservação e uso público, aumentar a oferta de serviços aos visitantes e gerar oportunidades de trabalho e renda junto a essas unidades e às populações do entorno.

A medida faz parte do projeto Parques do Paraná – Conhecer para Conservar, criado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em 2015, e estão contemplados no projeto os parques estaduais de Vila Velha, do Guartelá e do Monge.

Atualmente, a gestão das unidades é feita pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A visitação pública e o aproveitamento sustentável das potencialidades econômicas das Unidades de Conservação do projeto Parques do Paraná estarão sempre vinculados ao Plano de Manejo de cada uma e às normas estabelecidas pelo órgão responsável.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme de Camargo Vasconcello, explicou que a medida é aguardada há tempos. “É um passo importantíssimo para a modernização da gestão dessas unidades e também contribuirá para a sustentabilidade econômica", diz ele.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

2.

PMPR resgata mulher mantida em cárcere privado por dois meses em Londrina

3.

Suzane von Richthofen leva carro de R$ 120 mil da casa do tio morto; herança é de R$ 5 milhões

4.

De volta à casa! Paquetá retorna ao Flamengo para continuar sua história

5.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

6.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

7.

Prefeitura abre cadastro on-line para o ‘Vale-Gás’ a partir desta segunda

8.

Prefeitura agiliza alvarás e intensifica fiscalização sobre obras irregulares

9.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

10.

Mulher dá à luz no trabalho sem saber que estava grávida

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia