CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Concessão nos parques estaduais vai incrementar turismo

22 de novembro de 2018 às 07:42

Publicidade
A proposta do Governo do Paraná, de delegar à iniciativa privada a exploração dos serviços públicos nas unidades estaduais de conservação da natureza, é muito positiva segundo avaliação do secretário de Estado do Esporte e Turismo, João Barbiero. O projeto de lei sobre a matéria foi enviado pela governadora Cida Borghetti à Assembleia Legislativa na segunda-feira (19).

A medida projeto visa fortalecer ações de conservação e potencializar a visitação dos locais, estimulando o ecoturismo paranaense. “É uma iniciativa importante para o desenvolvimento turístico e ambiental do Paraná”, disse Barbiero.

“O processo agora está pronto e estamos muito felizes com essa missão dada por nossa governadora e agora cumprida. A iniciativa fará com que o turismo seja cuidado pela iniciativa privada, em parceria com o Estado, ampliando o potencial de negócios dentro da cadeia do setor e respeitando sempre as questões ambientais”, afirmou o secretário.

A delegação se dará por meio de licitação, na modalidade de concorrência, e propõe conceder condições para o desenvolvimento do potencial ecoturístico das Unidades de Conservação. Dentre os objetivos estão: incrementar o número de visitantes, intensificar as ações de preservação, promover a conciliação entre conservação e uso público, aumentar a oferta de serviços aos visitantes e gerar oportunidades de trabalho e renda junto a essas unidades e às populações do entorno.

A medida faz parte do projeto Parques do Paraná – Conhecer para Conservar, criado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em 2015, e estão contemplados no projeto os parques estaduais de Vila Velha, do Guartelá e do Monge.

Atualmente, a gestão das unidades é feita pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A visitação pública e o aproveitamento sustentável das potencialidades econômicas das Unidades de Conservação do projeto Parques do Paraná estarão sempre vinculados ao Plano de Manejo de cada uma e às normas estabelecidas pelo órgão responsável.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme de Camargo Vasconcello, explicou que a medida é aguardada há tempos. “É um passo importantíssimo para a modernização da gestão dessas unidades e também contribuirá para a sustentabilidade econômica", diz ele.

Compartilhe:

Leia também

VIDEO: Lula encerra entrevista após ser questionado sobre Lulinha

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Rota Lilás vai levar orientação sobre violência doméstica a passageiras do transporte coletivo em Ponta Grossa

2.

Pais são presos suspeitos de vender bebê de 5 meses por 15 mil 

3.

Avião derrapa no Santos Dumont e voos são cancelados

4.

Sergio Moro lidera com 46,9% das intenções de voto, mais de 20 pontos percentuais à frente dos demais candidatos; diz pesquisa

5.

Número de mortos em enchente no Nepal chega a 157

6.

Ponta Grossa sedia I Seminário Regional dos Campos Gerais sobre a População em Situação de Rua

7.

Ponta Grossa garante cinco vagas para a fase final dos Jogos Abertos do Paraná

8.

Dia D de Multivacinação supera expectativas e aplica mais de 2,6 mil doses em Ponta Grossa

9.

Vídeo em que Lula aparece com 5 dedos reacende teoria de que presidente teria um clone

10.

Moradores do Mezzomo elogiam obras de asfalto novo, que seguem avançando

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia