CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

CMPG aprova projeto que flexibiliza uso de uniforme escolar para estudantes neurodivergentes

Proposta garante dispensa mediante laudo ou relatório pedagógico e busca promover inclusão na rede municipal de ensino

13 de maio de 2026 às 23:07

CMPG aprova projeto que flexibiliza uso de uniforme escolar para estudantes neurodivergentes
Reprodução

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei n° 009/2026, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Julio Kuller (PL), que dispensa a obrigatoriedade do uso de uniforme escolar para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades na rede municipal de ensino. 

A proposta reconhece como neurodiversidades as condições neurológicas que impactam o processamento sensorial, comportamental ou cognitivo do estudante, incluindo, mas não se limitando a Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAН), transtornos do processamento sensorial e outras condições reconhecidas por laudo ou relatório profissional. 

De acordo com o projeto, a dispensa deverá ser solicitada mediante apresentação de laudo médico, psicológico ou multiprofissional Também será aceita a emissão de relatório pedagógico fundamentado pela equipe técnica da unidade escolar, nos casos em que houver acompanhamento educacional especializado.

O texto determina ainda que a flexibilização não poderá resultar em qualquer forma de discriminação, constrangimento ou prejuízo pedagógico ao estudante. As escolas da rede municipal deverão garantir que a medida seja aplicada de maneira inclusiva, respeitosa e compatível com o ambiente escolar, sem impor custos extras às famílias.

Na justificativa da proposta, o autor do projeto destaca que a iniciativa tem por objetivo promover a inclusão, o bem-estar e o pleno desenvolvimento educacional dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades na rede municipal de ensino de Ponta Grossa. “É amplamente reconhecido que muitos estudantes neurodivergentes apresentam hipersensibilidades sensoriais, dificuldades de adaptação a determinados tecidos, costuras, etiquetas ou modelos de vestuário, o que pode causar desconforto intenso, crises comportamentais e prejuízos ao processo de aprendizagem”, diz o texto.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Deputados pedem investigação sobre relação entre Vorcaro e Flávio

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Irã envia resposta à proposta de paz dos EUA

2.

Motociclista morre em acidente envolvendo moto e caminhão, em Prudentópolis 

3.

CMPG aprova projeto que flexibiliza uso de uniforme escolar para estudantes neurodivergentes

4.

Polícia Civil apreende 8,4 mil garrafas de vinho falsificadas

5.

Profissionais da Enfermagem recebem homenagem da Câmara Municipal

6.

Operário perde para o Fluminense e é eliminado da Copa do Brasil

7.

Nova Lei prevê espaços sensoriais em áreas públicas

8.

Ligação da Anita Garibaldi evolui eatinge 90% de execução em maio

9.

Homem é preso em rodoviária com cadeira de rodas furtada de UPA

10.

Centenário da Diocese de Ponta Grossa reúne milhares de pessoas no Centro de Eventos  

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia