CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

CMPG aprova lei que prevê ações de resposta e prevenção ao racismo

17 de novembro de 2025 às 16:54

CMPG aprova lei que prevê ações de resposta e prevenção ao racismo

Proposta foi aprovada em primeiro turno e cria o selo Baobá para escolas que desenvolverem ações antiracistas





O plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, nesta segunda-feira (17), o projeto de lei (PL) 345/2025 de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV). A medida institui a lei Sorriso Negro, estabelecendo estratégias permanentes de resposta e prevenção ao racismo nas escolas municipais da cidade. A medida será votada em segundo turno na quarta-feira (19).


O projeto trata da adoção de estratégias obrigatórias e permanentes de combate ao racismo no contexto escolar. O texto prevê que o município deva regulamentar a lei através de uma cartilha que trate da prevenção de casos de racismo, além do protocolo que deve ser adotado nestes casos – o documento deve obedecer a linguagem adequada para cada faixa-etária de estudantes.

“A cartilha será elaborada em discussões junto ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, um dos conselhos mais importantes quanto à temática do racismo na nossa cidade”, conta Geraldo Stocco, autor da proposta. O projeto de lei ainda prevê que o município forneça treinamento continuado para os servidores(as) que atuam nas escolas a respeito do tema.

O projeto ainda cria o Selo Baobá, uma forma de classificar as escolas quanto ao aproveitamento e adesão ao programa. “Esse projeto surgiu de uma conversa com o nosso vereador jovem, o Gustavo, que nos trouxe dados e indicativos de casos cada vez mais frequentes de racismo nas escolas. Por isso, buscamos apresentar a proposta como forma de combater isso o mais cedo [na vida escolar] possível”, conta Geraldo.


Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Anvisa libera fábrica da Ypê e produtos feitos a partir de 1º de abril

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Médico da seleção confirma lesão grau 2 em Neymar e dá prazo de três semanas de recuperação

2.

Prefeitura leva serviços gratuitos ao Andorinhas nesta sexta-feira (29)

3.

'Ônibus da Vacina' estará em Oficinas na tarde  de domingo; foco é na vacinação contra a gripe 

4.

Anvisa libera fábrica da Ypê e produtos feitos a partir de 1º de abril

5.

Família procura por adolescente que desapareceu em Irati 

6.

Obras de asfalto novo avançam na Vila Dayse, em Uvaranas

7.

EUA classificam PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas

8.

Delegado é encontrado morto dentro de casa na Bahia

9.

Moradores relatam aparições de onças no interior de Prudentópolis 

10.

Cecon Nova Rússia realiza Baile da Família nesta quarta-feira (27)

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia