10 de Fevereiro de 2026 às 19:31

Nesta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) assinaram um Termo de Cooperação Técnica nº 01/2026, integrando sistemas de informações entre os poderes e visando a modernização da gestão e melhorias dos serviços públicos.
O termo prevê a execução de ações de cooperação tecnológica, que permitirão o desenvolvimento colaborativo e a troca de informações e experiências entre os setores de tecnologia e informação do Legislativo e Executivo, formando um ecossistema de dados e sistemas integrados, seguros e eficientes.
Entre as ações e metas previstas, estão:
Contratação de pessoal técnico e especializado para o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e retenção de profissionais qualificados;
Criação do Comitê de Cooperação Tecnológica e elaboração dos Planos Diretores de TIC;
Criação da Política de Segurança da Informação (PSI) da Câmara Municipal e implementação de políticas conjuntas;
Elaboração de Termos de Referência (TRs) unificados para a condução de processos de licitação compartilhada;
Desenvolvimento de iniciativas estratégicas: Gestão Documental Eletrônica, Portal da Transparência Integrado e Ouvidoria Digital Unificada.
O presidente da CMPG, Julio Kuller, comentou sobre a importância da integração tecnológica entre os poderes. "A partir de agora estaremos conectados e compartilhando conhecimentos. Essa cooperação entre Legislativo e Executivo irá contribuir para diversas melhorias nos sistemas da Câmara, trazendo avanços significativos e maior transparência para melhor atender a população de Ponta Grossa", disse o vereador.
Elizabeth Schmidt, prefeita de Ponta Grossa, destacou as contribuições do termo para o avanço tecnológico do município. "Um termo de cooperação técnica como esse faz com que o trabalho seja integrado e que poderes tenham os mesmos objetivos. Todo esse trabalho que será realizado colocará o Legislativo, o Executivo e a cidade de Ponta Grossa no século XXI, no que se refere à tecnologia da informação. A Câmara tem buscado se modernizar, melhorar sua estrutura, então fico contente em fazer parte desse momento", falou a chefe do Executivo.
Com prazo de 60 meses a partir da data da publicação no Diário Oficial, o termo poderá ser prorrogado mediante interesse entre as partes.
Fale conosco
Previsão do Tempo
Carregando...
Cotação A1
Carregando...
10+ Lidas