Agora1

Cloara Pinheiro assume Procuradoria da Mulher; Mabel Canto é a líder da Bancada Feminina

7 de fevereiro de 2023 - 18:54
Deputada Cloara Pinheiro (PSD) será a nova procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná. Posto era ocupado pela deputada Cristina Silvestri (PSDB).Créditos:Dálie Felberg/Alep

Anúncios foram feitos na sessão desta terça-feira (07) pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano.

A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) vai comandar a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná. Ela assume a vaga deixada pela deputada Cristina Silvestri (PSDB). Já a deputada Mabel Canto (PSDB) será a primeira líder da Bancada Feminina da Assembleia, criada pela resolução 11/2022, que formalizou o grupo das parlamentares e garantiu a presença das deputadas em cargos de direção na Mesa Diretora do Legislativo. Os anúncios foram feitos na sessão plenária desta terça-feira (07) pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).

Cloara Pinheiro disse que vai continuar o trabalho desenvolvido pela Procuradoria. “É um desafio continuar o belíssimo trabalho da deputada Cristina Silvestri. Sou assistente social de profissão. Trabalhei por 16 anos com as causas femininas. Durante esses anos este foi o meu tema: a diferença e o assédio contra as mulheres. Então, quando fui convidada, soube que esta é a minha missão. Com a Procuradoria, vamos visitar todo o Paraná”, afirmou.

Já a deputada Mabel Canto lembrou que a Bancada vai garantir mais um espaço dentro da Assembleia na defesa dos direitos da mulher. “Tivemos muito trabalho para que mais mulheres ocupassem este plenário, que será um espaço de fala diário de todas as nossas deputadas. Este será um lugar para trazer as reivindicações e problemas que as mulheres passam, lutando sempre por mais direitos”, comentou Mabel Canto.

Avanços

Ao fazer um balanço sobre o trabalho a frente da Procuradoria, a deputada Cristina Silvestri destacou os avanços na defesa da mulher e a importância da criação da Bancada e a garantia da participação feminina na Mesa Diretora. “Assumi a Procuradoria com muita garra e vontade. Trabalhei incansavelmente pelas politicas públicas em defesa da mulher. A Procuradoria foi a maior conquista da legislatura passada. Levamos este trabalho a mais de 160 municípios do Paraná. Tivemos muito avanço para coibir a violência política contra a mulher e para evitar a violação dos direitos. Provamos o nosso protagonismo nas causas femininas”, avaliou.

Nos últimos quatro anos de trabalho, a Procuradoria capitaneou a aprovação de 34 leis e fechou o período com 108 projetos de lei em tramitação, 263 atendimentos, 109 procuradorias municipais instaladas e outras 50 em processo de instalação. Entre as principais Leis aprovadas estão a que instituiu o sinal vermelho, com um X na mão, que identificasse uma situação de agressão; o combate à pobreza menstrual; o Selo Estadual Empresa pela Mulher; a presença de doulas nas maternidades até a alta hospitalar; e o direito a um acompanhante para gestantes e puérperas da entrada na maternidade até a alta hospitalar.

A atual legislatura conta com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior história. No último período legislativo, eram cinco. Integra o grupo as deputadas Marcia Huçulak (PSD), Ana Júlia (PT), Luciana Rafagnin (PT), Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto, Cristina Silvestri, Cloara Pinheiro e Marli Paulino (Solidariedade).

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.