Câmara dos EUA autoriza inquérito de impeachment de Biden
O inquérito de impeachment de Biden foi aberto em setembro
A Câmara votou pela formalização do inquérito de impeachment do presidente Biden na quarta-feira, dando um passo crítico que os líderes do Partido Republicano argumentaram ser necessário para forçar a Casa Branca a cumprir a sua investigação.
A medida foi aprovada por 221 votos a 212, com todos os republicanos votando a favor e todos os democratas presentes votando contra. Aplausos leves puderam ser ouvidos no lado republicano da câmara depois que a medida foi aprovada, com silêncio absoluto no lado democrata.
Os comités liderados pelo Partido Republicano sobre Supervisão, Formas e Meios e Judiciário têm investigado Biden por acusações de que ele aproveitou o seu cargo de vice-presidente na administração Obama para enriquecer a sua família através de negócios estrangeiros.
Tem sido fortemente centrado em um dos irmãos do presidente, James Biden, e em seu filho, Hunter Biden – que está sob investigação federal por acusações fiscais e relacionadas a armas de fogo.
A medida, no entanto, não deve conseguir remover Biden do cargo. Mesmo que a Câmara vote pelo impeachment do presidente, o Senado teria que votar para condená-lo pelas acusações por uma maioria de dois terços – algo quase impossível em uma Casa onde os pares democratas de Biden têm uma maioria de 51 a 49.