Agora1

Câmara aprova mensagem contra drogas em material escolar

24 de julho de 2018 - 17:02

Proposta é do vereador Vinícius Camargo (PMB) e agora será avaliada pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

Os materiais escolares distribuídos aos alunos do ensino fundamental e médio em Ponta Grossa passarão a conter uma mensagem contra o uso de drogas e álcool. A medida foi exposta no projeto de lei (PL 100/2018) de autoria do vereador Vinícius Camargo (PMB) e que foi aprovado, em segunda discussão, nesta segunda-feira (23) na Câmara Municipal de Ponta Grossa.

O vereador é presidente da frente parlamentar de políticas sobre drogas e autor de uma série de propostas que visam criar uma política pública efetiva para o setor. “Quando o assunto é o combate ao uso de drogas ou o tratamento de dependentes, temos muito o que avançar. Uma das esferas de avanço está na conscientização da parcela da população mais exposta ao consumo excessivo dessas substâncias”, destaca Vinícius.

O projeto de Vinícius prevê que a mensagem trate do consumo de drogas e álcool e seja exposta de forma didática, de acordo com o nível escolar do aluno, no verso do material. A proposta do vereador é que a obrigação se aplique ao material escolar fornecido pelas instituições, como apostilas, por exemplo. “Essa é uma forma simples de iniciarmos uma conscientização sobre o tema já dentro do ambiente escolar”, conta Camargo.

A proposta do vereador prevê que caso a lei seja aprovada e entre em vigor, os estabelecimentos que descumprirem a medida poderão ser multados em 12 valores de referência (VRs), cerca de R$ 900,00 – em caso de reincidência a multa salta para 24 VRs, mais de R$ 1.800,00. A medida visa garantir uma política pública efetiva sobre drogas no município.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.