Agora1

Bolsonaro critica governadores que adotaram restrições para conter alta recorde de mortes por Covid-19 nos estados

27 de fevereiro de 2021 - 09:30
Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou os governantes que decretaram lockdown por diversas cidades brasileiras para tentar conter o avanço da Covid-19, durante evento no Ceará nesta sexta-feira (26). Bolsonaro afirmou que “esses que fecham tudo estão na contramão do que o povo quer”.

“O povo não consegue ficar mais dentro de casa. O povo quer trabalhar. Esses que fecham tudo e destroem empregos estão na contramão daquilo que o povo quer”, disse Bolsonaro a apoiadores. O presidente ainda mandou um recado para quem ele considera criticá-lo, sugerindo que “façam o que ele faz”. Ele voltou a defender a flexibilização do isolamento social.

“Aos políticos que me criticam, sugiro que façam o que eu faço. Tenho um prazer muito grande de estar no meio de vocês. Dizer a esses políticos do Executivo, o que eu mais ouvi por aqui é: ‘presidente, eu quero trabalhar’”, concluiu o presidente.

A fala do presidente acontece durante uma série de piora em casos de Covid-19 no país. Diversos estados estão restringindo a circulação de pessoas e determinando medidas de fechamento.

Ao menos 12 estados e o Distrito Federal adotaram – ou anunciaram que irão implantar – novas restrições para conter o crescimento de casos e de mortes por Covid-19.

Entre as medidas, estão o fechamento de escolas e comércio, como no Distrito Federal, e toque de recolher em determinados horários. Sete estados anunciaram restrição de atividades e toque de recolher:

  • Bahia
  • Ceará
  • Paraíba
  • Piauí
  • Paraná
  • Rio Grande do Norte
  • São Paul0

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) divulgou nesta sexta-feira (26) 4.550 novos casos de Covid-19 e 74 óbitos pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 633.525 casos confirmados e 11.452 mortes em decorrência da doença. Há ajustes ao final do texto.

Os casos divulgados nesta data são de janeiro (34) e fevereiro (4.470) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: julho (1), agosto (2), setembro (3), outubro (1), novembro (6) e dezembro (33).

VACINA – Até a manhã desta sexta-feira (26), o Paraná aplicou 396.049 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 297.611 da primeira dose e 98.438 da segunda. Portanto, 297.611 pessoas foram vacinadas no Estado. O Paraná recebeu 706.200 doses do Governo Federal até o momento.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.