Nesta quinta-feira (2), a Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou a nova UBS Alexandre Aracema para atender as regiões do Núcleo Dom Bosco, Residencial Campos Elíseos e Jardim Panorama
Os mais de 6 mil moradores que vivem no Núcleo Dom Bosco, Residencial Campos Elíseos e Jardim Panorama, localizados no bairro Contorno, agora contam com uma nova estrutura de saúde para atender a comunidade. Nesta quinta-feira (2), a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde, realizou a inauguração da Unidade de Saúde Alexandre Aracema. Antes mesmo da inauguração oficial, a nova UBS já estava à disposição dos profissionais que atuam no atendimento à população desta região da cidade.
Somando o investimento da Prefeitura na obra, o aporte realizado pelo Governo do Estado e as emendas parlamentares para a compra de equipamentos, foram mais de R$ 3 milhões investidos na UBS Alexandre Aracema. A nova Unidade de Saúde, que conta com mais de 400 metros quadrados e uma equipe do programa Saúde da Família, recebeu recursos do deputado federal Tadeu Veneri, do deputado estadual Fábio Oliveira, além do vereador Pastor Ezequiel e da ex-vereadora Missionária Adriana.
[caption id="attachment_99319" align="alignnone" width="2560"]

Unidade de Saúde Alexandre Aracema.[/caption]
"A saúde é a nossa prioridade e estamos comprovando isso com ações e muito respeito à população. Estamos virando a chave com grandes obras e também na busca constante da excelência no atendimento, investindo em nossas equipes e conversando com a comunidade. É uma alegria muito grande poder inaugurar esta estrutura tão importante para esta região e ampliar a presença do poder público aqui no bairro Contorno", ressalta a prefeita Elizabeth Schmidt.
Entre os serviços já ofertados para a comunidade na UBS estão pré-natal, puericultura, planejamento familiar, exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, laserterapia, curativos, exames laboratoriais, grupo de gestantes, entrega de medicamentos da lista básica e complementar, além do projeto para, futuramente, também ser contemplada com sala de vacinas.
"Nosso objetivo é levar o cuidado da atenção primária para cada vez mais perto das pessoas. Por isso, este espaço é muito importante. Não só a estrutura em si, mas o trabalho das nossas equipes, que são responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes em todos os ciclos de vida, das crianças aos idosos, trabalhando na promoção, prevenção e acompanhamento das famílias", resume Liliam Brandalise, presidente da FMS.
Pacote de obras na saúdeA entrega da nova unidade no bairro Contorno integra um grande pacote de obras na área da saúde, que inclui, além das novas UBS, a reforma e modernização de mais de 50 unidades de saúde (com mais da metade delas já concluída), a construção dos novos Superpostos no Panamá e Borato, além da UPA Uvaranas – juntamente com obras em andamento, como, por exemplo, os novos Superpostos na Vila Cipa e Jardim Royal. Além dos prédios novos, reformados e em obras, mais de 60 médicos e quase 300 novos profissionais de saúde foram contratados para atender os ponta-grossenses.