Associação Comercial do Paraná instala painel que mostra como cada deputado do estado irá votar no processo do impeachment
Por Felipe Ribeiro/ Banda B
Por iniciativa da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do movimento “Mais Brasil, Eu Acredito”, foi instalado nesta sexta-feira (8), no Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, um painel que mostra como cada deputado do estado irá votar no processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Até o momento, estima-se que 19 dos 32 parlamentares do estado sejam favoráveis ao afastamento da presidente.
De acordo com o vice-presidente da ACP, Gláucio Geara, as entidades entendem que é importante que todos os cidadãos saibam como os deputados irão votar. “Nós temos aqui na frente da associação um fluxo de aproximadamente duas mil pessoas por hora, de todas as classes sociais, e que estão parando para avaliar e tomar um conhecimento do processo”, disse.
Nesta semana, o relator do processo de impeachment, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), acatou o pedido para dar prosseguimento ao processo que visa ao impedimento da presidente Dilma por crimes de responsabilidade. O pedido foi apresentado pelos advogados Miguel Reale Junior, Janaina Paschoal e Hélio Bicudo.
A expectativa é que a votação do relatório na segunda-feira (11). Se o parecer for aprovado na comissão, terá de seguir para votação em plenário, onde são necessários pelo menos 342 votos dentre os 513 deputados para que a abertura do processo seja autorizada. Se autorizada, o processo segue para o Senado, que é a instância julgadora, responsável por determinar se a presidente cometeu ou não crime de responsabilidade.
Para a coordenadora do “Mais Brasil, Eu Acredito”, Rafaela Pilagallo, essa é a reta final do processo e todos estão sentindo a crise. “Agora é uma questão nacional de querer uma mudança no governo. O painel já está em algumas cidades do Brasil e, como nosso grupo está fazendo um trabalho com os indecisos e os contrários, nosso placar mostra email e telefone. Queremos que a população cobre e participe do momento”, afirmou.
O jornal O Estado de São Paulo fez um levantamento de como cada deputado irá votar no processo. Confira como cada paranaense deve votar:
Favoráveis ao impeachment:
Luiz Carlos Hauly (PSDB)
Nelson Padovani (PSDB)
Paulo Martins (PSDB)
Osmar Serraglio (PMDB)
Dilceu Sperafico (PP)
Marcelo Belinati (PP)
Leopoldo Meyer (PSB)
Luciano Ducci (PSB)
Evandro Roman (PSD)
Sandro Alex (PSD)
Christiane Yared (PR)
Luiz Nishimori (PR)
Fernando Francischini (SD)
Takayama (PSC)
Rubens Bueno (PPS)
Alex Canziani (PTB)
Leandre (PV)
Diego Garcia (PHS)
Alfredo Kaefer (PSL)
Contrários ao impeachment:
Enio Verri (PT)
Zeca Dirceu (PT)
Nelson Meurer (PP)
Ricardo Barros (PP)
Toninho Wandscheer (PROS)
Indecisos:
Hermes Parcianello (PMDB)
Assis do Couto (PDT)
Aliel Machado (Rede)
Não responderam:
João Arruda (PMDB)
Sergio Souza (PMDB)
Giacobo (PR)