CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

ACIPG propõe plebiscito sobre aumento no número de vereadores

1 de Abril de 2024 às 04:12

ACIPG propõe plebiscito sobre aumento no número de vereadores
Divulgação
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) se posiciona contra o aumento do número de vereadores no município e propõe que a população ponta-grossense decida a respeito deste tema.

A ACIPG defende a ideia que seja realizado um plebiscito junto à população para decidir se o município passa a ter 23 representantes no Legislativo municipal, em vez dos 19 que atualmente compõem o quadro da Câmara de Vereadores.


Uma emenda constitucional de 2021 permite que consultas públicas sejam realizadas concomitantemente às eleições municipais sobre questões locais aprovadas pelas Câmaras Municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 dias antes da data das eleições. Essas consultas permitem que os eleitores opinem sobre temas relevantes para suas regiões, e no entendimento da ACIPG, o plebiscito seria uma ferramenta que poderia ser utilizada para envolver a população na decisão sobre o aumento do número de vereadores.


A ACIPG já se posicionou contrariamente ao aumento de vereadores em Ponta Grossa, após uma votação junto aos seus associados,  que reprovaram tal medida. A ACIPG entende que o aumento do número de cadeiras não representa necessariamente uma representatividade maior no Legislativo, bem como causaria impactos financeiros na ordem de até R$ 15 milhões junto ao orçamento do Legislativo.


A ACIPG considera que os cidadãos estão bem representados com a atual quantidade de vereadores e que o aumento de despesas não se justifica diante da atual crise econômica e da necessidade de priorizar os investimentos públicos em serviços essenciais para a população como educação, saúde e segurança.


Diante deste cenário, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa entende que uma consulta junto à população ponta-grossense pode ser a melhor decisão a respeito deste assunto, deixando, de forma democrática, que os eleitores decidam se estão de acordo com tal aumento.


 

Das assessorias

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Fim da espera: tráfego de veículos é liberado na Ponte de Guaratuba

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Operário apresenta plano estruturado para novo estádio

2.

Fim da espera: tráfego de veículos é liberado na Ponte de Guaratuba

3.

Filho tenta esfaquear mãe, irmã, policiais e morre baleado em PG 

4.

Fim da espera: tráfego de veículos é liberado na Ponte de Guaratuba

5.

Cirurgia de Bolsonaro termina sem intercorrências, diz boletim médico

6.

Sindicatos realizam ato pelo direito ao descanso e fim da escala 6x1

7.

Governador atravessa a Ponte da Vitória sob aplausos da multidão

8.

Páscoa Solidária beneficia 5.000 famílias em Ponta Grossa com cestas básicas e chocolates

9.

Homem desenterra irmã e leva esqueleto ao banco para sacar dinheiro

10.

Homem desenterra irmã e leva esqueleto ao banco para sacar dinheiro

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia