Agora1

PRF deflagra Operação Oneesca de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

16 de maio de 2022 - 07:52
Imagens e informações PRF

As abordagens ocorrem em pontos considerados como vulneráveis e visam coibir a exploração sexual infantojuvenil em pontos vulneráveis na Região dos Campos Gerais.

Na noite de sábado (14), equipes da PRF com integrantes do Grupo de Enfrentamento aos Crimes contra os Direitos Humanos – GECDH deram continuidade ao patrulhamento e fiscalizações em pontos levantados pelo Projeto Mapear 21/22, na circunscrição.

As equipes fiscalizaram casas noturnas localizadas na BR 277, na área urbana de Palmeira, assim como ocorreu nas noites anteriores nas travessias urbanas em Ponta Grossa (Avenidas Souza Naves e Presidente Kennedy.)

As pessoas que se encontravam nestes locais, entre clientes e funcionários, receberam orientações dos policiais sobre os crimes que envolvem a exploração de crianças e/ou adolescentes. Nestas abordagens não foram encontradas crianças/adolescentes em situação de vulnerabilidade.

As fiscalizações também ocorreram em postos de combustíveis, localizados às margens das BRs 277 e 376 onde a grande movimentação de caminhoneiros.

Nas fiscalizações foram passadas orientações aos motoristas sobre os canais de denúncia caso verifiquem crianças e/ou adolescentes em situação de exploração sexual ou em situação de vulnerabilidade. Dentre as diversas modalidades delituosas combatidas pela PRF, a exploração sexual de crianças e adolescentes figura no rol das mais importantes devido à vulnerabilidade das vítimas, principalmente em ambiente ermo de postos de combustíveis, estabelecimentos comerciais e residências às margens das rodovias e estradas federais, locais que podem favorecer a prática desse delito.

A Operação ONEESCA teve inicio no dia 02/05/2022 e vai até dia 18/05/2022, dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nesse período equipes da PRF de todo país estão realizando ações repressivas de combate ao ESCA em todos os grandes Centros do Brasil a fim de proteger as direitos fundamentais da criança e do adolescente.

Todo cidadão que tomar conhecimento de exploração de crianças e adolescentes ou ainda qualquer violação dos Direitos Humanos, pode utilizar o Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, que trata-se de um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.