CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

Polícia Civil prende suspeito por apologia ao nazismo e planejamento de ação violenta em Ponta Grossa 

8 de Maio de 2025 às 06:18

Polícia Civil prende suspeito por apologia ao nazismo e planejamento de ação violenta em Ponta Grossa 
Imagens e informações PCPR
A Polícia Civil do Estado do Paraná, por meio do 02º Distrito Policial de Ponta Grossa, informa que na data de hoje (08) foram cumpridos mandados de busca e apreensão em dois endereços no bairro Uvaranas, em Ponta Grossa-PR. 

A operação resultou na prisão em flagrante de um jovem de 21 (vinte e um) anos de idade pelo crime de apologia ao nazismo, previsto na Lei nº 7.716/89, com pena de até 5 (cinco) anos de reclusão, bem como pelo crime de posse irregular de munição, previsto na Lei nº 10.826/03, com pena de até 3 (três) anos de detenção. O material apreendido evidencia a explícita promoção de ideologia nazista e culto a figuras como Adolf Hitler, além de admiração por autores de atentados em massa, configurando grave violação à legislação brasileira que criminaliza a divulgação do nazismo. 

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos: 

  • Diversos itens relacionados a ideologias nazistas, incluindo bandeiras e desenhos

  • 2 armas de airsoft

  • Múltiplas facas

  • 2 coletes balísticos

  • Munições

  • Material fotográfico com imagens de Adolf Hitler

  • Equipamentos eletrônicos diversos


A investigação teve início após o trabalho conjunto do  02º Distrito Policial de Ponta Grossa,  do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (NUCIBER) e de unidades de inteligência da Polícia Civil, que identificaram e monitoraram publicações de extrema gravidade em plataformas digitais. Nas postagens, o suspeito utilizava símbolos nazistas, exaltava autores de atentados terroristas internacionais como "santos", mencionava possuir armas de fogo e indicava claramente estar em fase avançada de planejamento de um ataque em massa. 

Os investigadores identificaram que o suspeito havia adquirido equipamentos semelhantes aos utilizados pelo terrorista da Nova Zelândia, incluindo uma câmera GoPro que seria utilizada para transmissão do ataque ao vivo. Em publicação recente o indivíduo fez menção ao seu próprio suicídio, padrão comportamental típico de autores de atentados em massa, o que elevou o nível de alerta das autoridades quanto à iminência da ação. 

O preso foi encaminhado à cadeia pública local, onde permanece à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil segue com as investigações para apurar a possível participação de outras pessoas e o real alcance dos planos do suspeito. 

O Departamento de Polícia Civil do Paraná reafirma seu compromisso com a segurança da população e destaca a importância da atuação preventiva e da inteligência policial para identificar ameaças e evitar tragédias. A operação realizada hoje demonstra a eficácia do monitoramento de atividades extremistas em ambientes digitais e a rápida resposta das autoridades frente a ameaças reais. 
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

‘Sicário’, braço direito de Vorcaro, se suicidou após prisão, diz PF; hospital não confirma morte

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Restaurante Popular celebra o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (06) com almoço especial

2.

‘Acho que estou meio diferente’: Neymar brinca com desenho dele em um bar de Santos

3.

Ratinho Junior apresenta Paraná a empresários em evento da Associação Brasileira de Bancos

4.

Família procura por homem desaparecido há um mês em PG

5.

‘Acho que estou meio diferente’: Neymar brinca com desenho dele em um bar de Santos

6.

‘Sicário’, braço direito de Vorcaro, se suicidou após prisão, diz PF; hospital não confirma morte

7.

Operário vence o Betim-MG fora de casa e se classifica na Copa do Brasil

8.

Lago de Olarias recebe ato público em defesa das mulheres neste domingo (08)

9.

Governador entrega 220 casas em Ponta Grossa com investimento do Casa Fácil

10.

Secretaria da Saúde alerta sobre uso indiscriminado e descarte das canetas emagrecedoras

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia