Agora1

Policia abre inquérito após denuncia de Rangel sobre carreata que noticiava fake news em PG

28 de março de 2020 - 12:01

Na noite de sexta-feira (27), o prefeito  Marcelo Rangel registrou boletim de ocorrência, noticiando  que os organizadores de uma carreata, cujos participantes  reivindicavam a abertura do comércio e de escolas.

Durante as manifestações, falavam inverdades à população sobre a situação política do país, afirmando que o Governador do Estado do Paraná, atendendo à solicitação do Presidente da República, havia determinado a imediata abertura do comércio local e a volta às aulas.

Além disso, incitavam as pessoas a desobedecerem ao decreto municipal destinado a minimizar a propagação da Covid-19, além de terem, por meio das redes sociais, noticiado falsamente que o prefeito teria sido o responsável pelo suicídio de um empresário informal, ao proibir que o mesmo exercesse suas atividades por meio do decreto por eles questionado.

O prefeito solicitou que sejam adotadas as medidas legais cabíveis em relação à conduta dos organizadores da carreata,  relatando preocupação com a situação dos munícipes que  em razão das  manifestações, venham a desobedecer  o decreto municipal que determina que o comércio não essencial permaneça fechado  e assim, coloquem-se em situação de risco, expondo-se à contaminação e contribuindo para  o aumento de casos de  coronavírus – COVIDE-19 no município de Ponta Grossa.

A Polícia Civil irá instaurar procedimento para apuração das condutas noticiadas, as quais, se confirmadas, podem caracterizar a prática de incitação ao crime, de infração à determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa e até mesmo divulgar FAKE NEWS, cujas penas podem chegar a dois anos e meio de prisão, além de multa.

Veja o que disse o delegado Nagib Palmas;

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.