Agora1

PF vai apurar divulgação via internet de notícias falsas sobre tragédia no RS

8 de maio de 2024 - 19:42
Ricardo Brandt

Inquérito foi aberto nesta quarta (8), a pedido da secretaria de Comunicação da Presidência, que deu nome de influenciadores

A Polícia Federal abriu inquérito, nesta quarta-feira (8), para investigar a divulgação de notícias falsas na internet sobre ações governamentais durante a tragédia que atinge o Rio Grande do Sul, desde a última semana. A apuração foi aberta a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência, um dia antes.

Uma lista com nomes de influenciadores digitais e autores das chamadas fake news foi entregue à PF. No documento em que pediu a investigação sobre os supostos crimes de disseminação de desinformação, consta que os “conteúdos afirmam que o governo federal não estaria ajudando a população”.

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, alertaram na terça-feira (7) sobre as fake news e a preocupação com o “impacto dessas narrativas”.

No documento dirigido à PF, o governo explica os motivos do pedido. “A propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos. É fundamental que ações sejam tomadas para proteger a integridade e a eficácia das nossas instituições frente a tais crises.”

A Advocacia-Geral da União (AGU) deve atuar no caso e serão acionados órgãos competentes para ações judiciais de responsabilização dos eventuais culpados.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.