CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

PF mira grupo criminoso que realizou crimes de furto mediante fraude cibernética na Prefeitura de Telêmaco Borba

Por Redação

PF mira  grupo criminoso que realizou crimes de furto mediante fraude cibernética na Prefeitura de Telêmaco Borba
Divulgação
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (3/4), a operação Private Key com alvos em Brasília/DF, Águas Lindas de Goiás/GO e Santa Luzia/MG. O objetivo é reunir mais informações e identificar todos os participantes de uma suposta organização criminosa.

O alvo da ação é desarticular um grupo que, por meio da invasão de dispositivos informáticos, realizou crimes de furto qualificado mediante fraude cibernética contra a Prefeitura de Telêmaco Borba/PR e a Caixa Econômica Federal.

A investigação revelou que os criminosos, utilizando técnicas avançadas de hackeamento, criaram um site falso para roubo de credenciais. Por meio desse site, induziram um servidor da Prefeitura de Telêmaco Borba a fornecer suas informações de login e senha, que foram posteriormente utilizadas para acessar o sistema GovConta do município.

Com acesso às contas governamentais, os criminosos clonaram o perfil do servidor em um aplicativo de mensagens, utilizando engenharia social para se passar por ele. Então, entraram em contato com o gerente da Caixa Econômica Federal responsável pelas contas, autorizando transferências para empresas de fachada, como se fossem fornecedoras da Prefeitura.

O montante furtado das contas totalizou mais de R$ 6 milhões. Os criminosos, em seguida, pulverizaram esses valores em diversas contas bancárias em nome de laranjas e converteram o dinheiro em criptomoedas. O uso de múltiplas camadas de contas e carteiras de criptomoedas dificultou a rastreabilidade dos recursos, sendo identificadas pelo menos quatro camadas de beneficiários dos valores, incluindo integrantes da organização criminosa que adquiriram bens de luxo e realizaram viagens caras.

A operação, que conta com mais de 30 policiais, visa cumprir quatro mandados de prisão, 11 mandados de busca e apreensão, 51 mandados de sequestro, arresto e bloqueio, além de 9 mandados de sequestro de criptoativos (MSAB).

A ação da Polícia Federal destaca a importância do combate aos crimes cibernéticos e da colaboração entre instituições para a proteção das instituições públicas e financeiras contra-ataques dessa natureza.

A soma das penas, em caso de condenação, chega a 30 anos, em concurso material para os crimes de furto qualificado mediante fraude, invasão de dispositivo informático, lavagem de capitais e organização criminosa.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Padrasto acusado de matar adolescente morre em confronto com a PM em Maringá 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura libera tráfego no Túnel do San Martin nesta segunda-feira (19)

2.

Projeto altera regras de progressão e prêmio por assiduidade dos professores municipais

3.

Com apoio do Estado, 178 novos imóveis são entregues em Ponta Grossa e São José dos Pinhais

4.

Polícia Militar recupera cerca de R$ 4 mil reais em mercadorias furtadas de estabelecimentos comerciais  

5.

Papa Leão XIV retorna ao Vaticano quatro dias após cirurgia de câncer

6.

Companhia de Dança participa de Festival em Cianorte 

7.

Janones é internado com arritmia cardíaca após debate da Band

8.

Casal adota três irmãos no Paraná; “ganhei na loteria disse a nova mãe” 

9.

Cansado da mulher, homem pede para ser preso em Santa Catarina

10.

Operário perde para o já rebaixado América e fica mais longe do acesso à Série A

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia