CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

PF deflagra 'Operação Grão Branco' de combate ao tráfico internacional de drogas

6 de maio de 2021 às 06:39

Publicidade
PF deflagra 'Operação Grão Branco' de combate ao tráfico internacional de drogas
Informações e imagens Policia Federal
Estão sendo cumpridos 38 mandados de prisão e 72 de busca e apreensão em nove estados

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6/5) a Operação Grão Branco, para desarticular quadrilha responsável por tráfico internacional de drogas.

Policiais federais cumpriram 110 mandados judiciais, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Entre os mandados, há 38 de prisão e 72 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres/MT.

A Justiça Federal determinou, também, a busca e apreensão de 10 aeronaves e o sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas. O valor total de bens sequestrado está sendo apurado.

As investigações tiveram início em janeiro de 2019, quando a Polícia Federal e o Grupo Especial de Fronteira – Gefron de Mato Grosso, apreenderam 495 kg de cocaína no município de Nova Lacerda/MT. No curso da operação, foram realizados mais de 10 flagrantes com apreensão de aproximadamente 4 toneladas de cocaína, aeronaves e veículos utilizados no transporte e a prisão de mais de 20 pessoas envolvidas com o crime

O líder da organização criminosa, já condenado por tráfico de drogas,  encontrava-se foragido da justiça brasileira e controlava toda a logística do transporte da droga a partir de uma mansão em um condomínio de luxo em Santa Cruz de La Sierra – Bolívia, desde a saída da droga daquele país por meio de aeronaves, até o recebimento dela em pistas clandestinas no Brasil, o carregamento em carretas e a entrega em grandes centros do Brasil.

Em 2020, por meio da cooperação internacional com a Polícia Boliviana (CERIAN-Centro Regional de Inteligência Antinarcóticos), o líder foi expulso do país e entregue as autoridades brasileiras, iniciando o cumprimento da pena do crime. Seus familiares e outros integrantes da organização criminosa continuaram a comandar a logística de transporte da droga.

Em razão da complexidade da operação, além da atuação da Polícia Federal, foi necessário o apoio da Força Aérea Brasileira, GEFRON/MT, PRF, PC/MT, PM/MT, PM/MS e PM/SP.

A investigação observa as diretrizes da Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico de drogas, que consistem na descapitalização das organizações criminosas, prisão de lideranças e cooperação internacional.

O nome da Operação - GRÃO BRANCO - deve-se ao transporte de grãos (soja, milho) do Estado de Mato Grosso para São Paulo para justificar as viagens das carretas que transportavam a cocaína.

Compartilhe:

Leia também

Estudante desaparece a caminho da faculdade e é encontrada morta em rio

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura programa blitz "Nenhuma a Menos" contra o feminicídio

2.

Luciano Hang quer dar R$ 10 mil por informações de pichador da Havan em Curitiba

3.

GCM prende dupla por tráfico de drogas no bairro Ronda em PG 

4.

Prefeitura inicia cadastramento de famílias do 'Los Angeles' no Minha Casa Legal

5.

Ponta Grossa conquista dois títulos e garante cinco vagas na Fase Final dos Jogos da Juventude

6.

Câmara aprova merenda remanescente para profissionais da educação

7.

Asfalto Novo começa a chegar na Vila São Gabriel

8.

Carro fica pendurado em estacionamento de prédio em Nova Lima; VÍDEO

9.

Anvisa determina apreensão de lote falsificado de Mounjaro

10.

Adolescente mata mãe sufocada após aplicar golpe de “mata-leão” 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia