Agora1

Operação desarticula quadrilha de colombianos especializada em agiotagem

13 de agosto de 2019 - 07:18
Imagens e informações Policia Civil

Operação da Polícia Civil e PF, cumprem mandados de hoje 8 mandados de busca e apreensão.

Uma quadrilha de colombianos, especializada em agiotagem foi desarticulada pela Polícia Civil em conjunto com a PF em uma operação denominada ‘U$ura’.

Os mandados estão sendo cumpridos nos bairros Órfãs e Boa Vista tendo em vista investigações e representação da Polícia Civil com o fito de apurar o envolvimento de estrangeiros (colombianos) com a prática do crime de usura (agiotagem).

Segundo o delegado chefe da Policia Civil, Dr. Nagib Palmas, foi levantado durante as investigações, que os estrangeiros forneciam serviços de empréstimos através de cartões ou panfletos para comerciantes da cidade, uma vez realizado o empréstimo a cobrança era diária, de juros que chegavam a 1% ao dia.

Além do crime de usura, com pena de até dois anos e multa, a prática, ainda, normalmente, é aliada a outros crimes, podendo, por exemplo, evoluir para um crime de extorsão em que a pena chega a até 10 anos de reclusão e multa, lavagens de dinheiro e associação criminosa.

Consoante informações levantadas, os suspeitos pressionavam a vítima diversas vezes ao dia para realizar a cobrança, tendo, inclusive, um dos suspeitos, em uma das oportunidades, ido armado cobrar a vítima, ameaçando danificar o seu estabelecimento comercial caso o pagamento não fosse realizado.

Dr. Nagib ressaltou que a operação contou com o apoio da Polícia Federal, autoridade de fiscalização migratória, que analisará a situação de cada um dos estrangeiros no país.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.