CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

Justiça Federal condena hacker a 20 anos de prisão

21 de agosto de 2023 às 17:26

Publicidade
Justiça Federal condena hacker a 20 anos de prisão
Hacker, Walter Delgatti Neto, Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Ele foi condenado por crimes na Operação Spoofing


 A Justiça Federal condenou hoje (21) o hacker Walter Delgatti a 20 anos de prisão no processo da Operação Spoofing, deflagrada pela Polícia Federal em 2019. A sentença foi proferida pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília. Cabe recurso contra a decisão.

Delgatti foi preso em 2019 por suspeita de invadir contas de autoridades no Telegram, entre elas, de integrantes da força-tarefa da Lava Jato, como o ex-procurador Deltan Dallagnol.

Sentença

Além de Delgatti, mais seis acusados também foram condenados pelas invasões de celulares. Além dos ex-procuradores da Lava Jato, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, o ex-ministro da Economia Paulo Guedes e conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também tiveram mensagens acessadas ilegalmente.

Na decisão, o juiz disse que Delgatti tinha a intenção de vender as conversas hackeadas da Lava Jato por R$ 200 mil à imprensa e rebateu declarações do hacker, que, durante as investigações, declarou que violou as conversas para "combater injustiças" que teriam sido cometidas durante a operação.

"Só após perceber a resistência de jornalistas a pagarem para ter acesso a este material é que houve um esfriamento inicial no ânimo de Walter de obter numerário pela troca do material", escreveu o juiz.

Além da participação no hackeamento de autoridades, a sentença diz que Walter Delgatti obtinha dados bancários de diversas vítimas e comercializava as informações obtidas em chats especializados em crimes.

"Para melhor compreensão das técnicas de fraudes empreendidas por Walter, houve a degravação de um diálogo em que Walter se apresenta como responsável pela área técnica e segurança de uma instituição financeira e orienta um cliente de entidade bancária a realizar uma atualização em seu computador de forma a instaurar um programa malicioso", concluiu o juiz.

Prisão

No início deste mês, Delgatti foi preso pela Polícia Federal (PF) em função de outra investigação, a invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os policiais investigam se o ato foi promovido por Delgatti a mando da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). De acordo com as investigações, o hacker teria emitido falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

 

Compartilhe:

Leia também

Recém-nascido é abandonado em lixo de banheiro de aeroporto

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Perfil de Nicolás Maduro publica fotos do ex-presidente da Venezuela na prisão

2.

FASPG abre credenciamento de instituições de acolhimento a idosos em Ponta Grossa

3.

“Ninguém pode usar cargo em benefício pessoal”, diz Lula em meio a crise envolvendo Moraes

4.

Trem atinge em cheio caminhão que ficou preso nos trilhos na Polônia

5.

Guarda Municipal prende indivíduo após tentativa de fuga de abordagem na região central

6.

Cecon Nova Rússia promove Baile Flashback nesta quarta-feira (02)

7.

Operário empata com Fortaleza jogando fora de casa pela Série B  

8.

Prefeitura inaugura nova ligação da Avenida Anita Garibaldi nesta segunda-feira (7)

9.

Dia D de Multivacinação supera expectativas e aplica mais de 2,6 mil doses em Ponta Grossa

10.

Vídeo em que Lula aparece com 5 dedos reacende teoria de que presidente teria um clone

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia