CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

Fundação Getúlio Vargas é alvo de operação da PF nesta quinta-feira

Por Redação

Fundação Getúlio Vargas é alvo de operação da PF nesta quinta-feira
Reprodução Instagram
Rio de Janeiro/RJ - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 17/11, a Operação Sofisma, com o fim de apurar esquema de corrupção, fraudes a licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro implementado por organização criminosa que se utilizava de instituição de ensino e pesquisa de renome nacional.

Na ação de hoje, cerca de 100 policiais federais cumprem 29 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, sendo 26 cumpridos na capital fluminense e três na cidade de São Paulo. Foram emitidas, ainda, ordens de sequestro e cautelares restritivas.

A investigação teve início em 2019, após informações de que a referida instituição era utilizada por órgãos federais e por vários outros órgãos estaduais para fabricar pareceres que mascaravam o desvio de finalidade de diversos contratos que resultaram em pagamento de propinas, funcionando como um verdadeiro “biombo legal”.

Apurou-se que, mais do que emitir pareceres inverídicos que camuflavam a corrupção dos agentes públicos, a entidade superfaturava contratos realizados por dispensa de licitação e era utilizada para fraudar processos licitatórios, encobrindo a contratação direta ilícita de empresas indicadas por agentes públicos, de empresas de fachada criadas por seus executivos e fornecendo, mediante pagamento de propina, vantagem a empresas que concorriam em licitações coordenadas por ela.

Para ocultar a origem ilícita dos valores, além das empresas de fachada nacionais, observou-se que diversos executivos titularizam offshores em paraísos fiscais como Suíça, Ilhas Virgens e Bahamas, indicando não só a lavagem de capitais, como evasão de divisas e de ilícitos fiscais.

As penas dos fatos investigados podem chegar a quase 90 anos de prisão.

O nome da operação faz alusão à figura grega dos Sofistas, filósofos que, através da argumentação, transvestiam de veracidade informações que sabiam ser falsas, com a intenção de manipular a população.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Polícia civil de Castro prende homem para cumprimento de pena por cárcere privado e violência doméstica 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Abordagem Social orienta comerciantes sobre atendimento às pessoas em situação de rua

2.

Operário vence o Athletic e sobe para 9º na Série B 

3.

Homem é contido após tentar pegar criança de associação em PG

4.

Criança fica presa à fiação elétrica após cair da janela do 2° andar de imóvel em Alagoas

5.

Abordagem Social orienta comerciantes sobre atendimento às pessoas em situação de rua

6.

Fifa anuncia EUA como sede da 1ª Copa do Mundo de Clubes Feminina

7.

Segundo turno: saiba como consultar local de votação para domingo

8.

Prefeitura libera tráfego no Túnel do San Martin nesta segunda-feira (19)

9.

Cansado da mulher, homem pede para ser preso em Santa Catarina

10.

Audiência pública dá início à revisão do Plano de Habitação de Interesse Social de Ponta Grossa

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia