Desembargadores do TJ-MS são afastados, após PF descobrir suposto esquema de venda de sentenças judiciais
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24/10) a Operação Vizinho Digital, com o objetivo de desarticular criminosos especializados em invasões de dispositivo informático e fraudes bancárias eletrônicas.
As investigações iniciaram a partir de notícia crime oriunda da Caixa Econômica Federal, relatando a detecção de alterações fraudulentas no cadastro de conta bancária de cliente da instituição financeira, visando à consecução de fraudes bancárias eletrônicas em prejuízo da instituição financeira.
Com o desenvolvimento das apurações, verificou-se que as invasões de dispositivo informático eram praticadas a partir de equipamentos de telefone celular que utilizavam linhas telefônicas itinerantes, cujos chips eram constantemente substituídos e cadastrados em nome de laranjas que não tinham conhecimento do uso de seus dados como titulares de linhas telefônicas.
Os investigados devem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático consumado e furto mediante fraude tentado.
O nome da operação se refere ao fato de que as invasões cibernéticas identificadas eram praticadas pelos criminosos a partir da utilização de rede de internet wifi contratada por moradores de imóvel vizinho à residência dos investigados.
A investigação terá continuidade para identificar eventuais outras fraudes que foram cometidas e a motivação dos criminosos.
PF Comunicação Social