CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Polícia

Cantor Alexandre Pires é alvo de operação da PF contra suposto esquema de garimpo ilegal

4 de Dezembro de 2023 às 15:51

Cantor Alexandre Pires é alvo de operação da PF contra suposto esquema de garimpo ilegal
Reprodução
Operação Disco de Ouro investiga movimentações de quase R$ 250 milhões que envolveriam garimpeiros e empresários, inclusive o cantor Alexandre Pires.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (4/12) a operação Disco de Ouro, com objetivo de desarticular um esquema de financiamento e logística ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. São cumpridos dois mandados de prisão e seis de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima, em Boa Vista e Mucajaí, em Roraima, além de São Paulo e Santos (SP), Santarém/PA, Uberlândia/MG e Itapema/SC. Também foi determinado o sequestro de mais de R$ 130 milhões dos suspeitos.

A operação é um desdobramento de uma ação da PF deflagrada em janeiro de 2022, quando 30 toneladas de cassiterita extraídas da Terra Indígena Yanomami que se encontravam depositadas na sede de uma empresa investigada e estariam sendo preparadas para remessa ao exterior.

O inquérito policial indica que o esquema seria voltado para a “lavagem” de cassiterita retirada ilegalmente da TIY, no qual o minério seria declarado como originário de um garimpo regular no Rio Tapajós, em Itaituba/PA, e supostamente transportado para Roraima para tratamento. As investigações apontam que tal dinâmica ocorreria apenas no papel, já que o minério seria originário do próprio estado de Roraima.

Foram identificadas transações financeiras que relacionariam toda a cadeia produtiva do esquema, com a presença de pilotos de aeronaves, postos de combustíveis, lojas de máquinas e equipamentos para mineração e laranjas para encobrir movimentações fraudulentas.

O esquema contaria, ainda, com um empresário do ramo musical, de expressão nacional, que seria um dos responsáveis pelo núcleo financeiro dos crimes, bem como um cantor, que teria recebido ao menos um milhão de reais de uma mineradora investigada.

As investigações seguem em andamento.

 

da assessoria Policia Federal

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Ministro do STJ Marco Buzzi é acusado de assédio sexual contra jovem de 18 anos

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Moraes e Dino assistem Supercopa do Brasil em camarote do Mané Garrincha

2.

 Santa Casa de Ponta Grossa realiza a 10ª Cirurgia Robótica 

3.

Ministro do STJ Marco Buzzi é acusado de assédio sexual contra jovem de 18 anos

4.

Prefeitura entrega carros e moto 0 km paraganhadores do Nota PG e IPTU Premiado

5.

Lingeries penduradas em árvores chamam a atenção em cidade no interior do Paraná

6.

Senadores aprovam programa Gás do Povo com vale-botijão

7.

CECON Nova Rússia retoma nesta quarta-feira (04) a programação de bailes socializantes para 2026

8.

Lingeries penduradas em árvores chamam a atenção em cidade no interior do Paraná

9.

Prefeitura agiliza alvarás e intensifica fiscalização sobre obras irregulares

10.

Esposa de Henrique, da dupla com Juliano, é presa nos EUA 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia