PM realiza 120 apreensões de drogas durante o 1° semestre deste ano
No primeiro semestre deste ano (2023), o 1° Batalhão de Polícia Militar realizou 120 apreensões de entorpecentes. Os dados estatísticos envolvem os índices de apreensão nos nove municípios abrangidos em sua área de atuação: Ponta Grossa, Castro, Palmeira, Jaguariaíva, Arapoti, Piraí do Sul, Sengés, Carambeí e Doutor Ulysses.
As ações policiais culminaram na apreensão de aproximadamente 41 kg de maconha, 10 kg de cocaína e 8 kg de crack. A posse de drogas configura crime, trazendo consequências gravosas para toda a sociedade. O uso indiscriminado de drogas, com seus efeitos depressivos, estimulantes e perturbadores, acarreta ao usuário uma predisposição ao cometimento de crimes, principalmente contra o patrimônio, como nos casos de furto e roubo.
Através de patrulhamentos, abordagens, fiscalização de vias e trabalho de inteligência, o 1º BPM busca com as apreensões de drogas, reduzir o índice de crimes transversais, além de interromper o fluxo financeiro ilegal. A eficiência no trabalho policial, no combate aos crimes de tráfico de drogas, tem sua relevância para a saúde e segurança pública, atingindo sobremaneira, na desarticulação e na estrutura de comando das organizações criminosas, promovendo maior segurança e tranquilidade para a população.