Agora1

Sinalização nos bairros de PG cresce mais de 200%

12 de março de 2024 - 19:45

A Prefeitura de Ponta Grossa está ampliando o trabalho de sinalização viária nos bairros, garantindo mais segurança no trânsito e bem-estar para condutores, pedestres e ciclistas. Os dados mostram crescimento superior a 200% em ações de sinalização.

Os trabalhos consistem tanto no reforço do que já existe quanto em levar a estrutura para locais que não possuíam placas e pinturas. Com o avanço dos trabalhos do Programa Asfalto Novo, que leva pavimento de qualidade para locais que conviviam com poeira e lama, a sinalização adequada das ruas se tornou primordial.

Em janeiro de 2023 houve pintura de 2.286,4 m² – número considerado positivo. No entanto, no mesmo mês de 2024 a estatística disparou e chegou ao recorde de 7,245,08 m², o que representa crescimento de 217% na sinalização horizontal. O mesmo ocorreu em fevereiro, com elevação de 211%: de 2.155,6 m² para 6.712,13 m² realizados.

A instalação de placas também subiu, com incremento de 35%. Só em fevereiro deste ano as vias de Ponta Grossa ganharam 148 novas placas.

“Cuidar de motoristas, ciclistas e pedestres é cuidar do ponta-grossense. É garantir uma cidade mais segura para todos. Os trabalhos de sinalização mostram que priorizamos o caráter educativo nas ações de trânsito e que, além disso, estamos dando a atenção que os bairros merecem. Esse trabalho chega junto com as obras do ‘Asfalto Novo’ e da revitalização de ruas fundamentais para a mobilidade, como as ligações interbairros”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

Trabalhos recentes foram realizados nos bairros Órfãs, Nova Rússia, Ronda, Uvaranas e Contorno. As equipes têm atuado aos finais de semana e em horários alternativos, como o período noturno, evitando transtornos no trânsito.

“Recentemente trabalhamos no Campo Belo e Jardim Maracanã, por exemplo. Vias que nunca haviam recebido sinalização estão com trabalhos concluídos. A população até agradava os trabalhadores com refeições pela satisfação com a realização das obras”, lembra o diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego, Juarez Alves.

Esta satisfação se reflete nas palavras de Joelma Ietka Chaves. As duas filhas mais novas estudam na Escola Municipal Haydee Ferreira de Oliveira, no Jardim Maracanã. Por conta do intenso movimento, a região recebeu atenção especial.

“Uma coisa que pedimos e que foi feita foi a mudança no sentido da rua da Escola. Era um pesadelo. Os próprios pais não respeitavam e estacionavam dos dois lados da rua. Uns desciam, outros subiam e paravam em cima da faixa elevada para soltar os filhos. Congestionava tudo. Em dias de chuva, então, era o caos total. Essa mudança, com a sinalização das vias, melhorou muito o fluxo e a segurança dos alunos”, comenta Joelma.

Karina Cardozo Pereira viu o Jardim Maracanã se expandir com o passar do tempo. Ela reside há 30 anos na região e conta que o trânsito mudou depois das ações da Prefeitura. “Antes nós não tínhamos nada de sinalização nas ruas. Sempre aconteciam vários acidentes nos cruzamentos e, agora, a comunidade está mais atenta. A sinalização, para nós da comunidade, foi muito bem-vinda, principalmente para a segurança de nossas crianças”, indica Karina, que costuma transitar a pé pela região.

O objetivo do Departamento de Engenharia de Tráfego é manter os números altos, com força-tarefa de sinalização nos bairros. “Nossas equipes estão cada vez mais focadas nos bairros de Ponta Grossa, levando sinalização horizontal de qualidade e revitalizando a sinalização vertical onde é necessário. São trabalhos que resultam em segurança para quem trafega”, finaliza Juarez Alves.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.