CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Obras

Programa Caminhos do Agro avança na recuperação de vias rurais em PG

17 de Fevereiro de 2023 às 15:41

Programa Caminhos do Agro avança na recuperação de vias rurais em PG
Apesar das chuvas que tem ocorrido desde dezembro do ano passado e seguiram com grande intensidade no início deste ano, cerca de 50 km de estradas já foram recuperados.

O Programa Caminhos do Agro, desenvolvido pela prefeitura de Ponta Grossa por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segue trabalhando na manutenção das estradas rurais do município. O programa tem como meta promover a adequação, correção e manutenção de mais de 1.200 km de vias vicinais, visando o escoamento da produção rural e a melhoria no tráfego e acessibilidade dos moradores aos serviços urbanos e desenvolvimento de suas atividades diárias.

De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, a meta de investimento é de R$ 12 milhões, a maior já realizada na história da cidade, para a adequação e manutenção de estradas rurais. “Nossa intenção é promover o desenvolvimento da zona rural, facilitando o escoamento da produção agropecuária, reduzindo custos e ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida das famílias que residem no interior”, afirma a prefeita.



O trabalho iniciou no dia 12 de dezembro e até o fechamento do mês de janeiro, já foram recuperados em torno de 50 km de estradas em diversas localidades. Até agora foram executadas obras em Guaragi, Taquari dos Russos e Alagados.

Na avaliação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, o resultado até agora é satisfatório, mas poderia ter avançado mais se não fossem as chuvas quem têm sido frequentes e intensas nos últimos meses. “Desde quando o programa começou de um total de 37 dias úteis, 25 dias foram trabalhados e 12 foram impraticáveis, devido as condições do tempo. Ao longo desse período o volume de chuva diário variou de 10 a 80 milímetros”, destacou o secretário.

Além do patrolamento e compactação do solo, foram realizadas também mais de 80 dispositivos de drenagem, entre eles, saídas laterais, caixas de acumulação e dissipação, bocas de lobo, bueiros com espaçamento e mini cacimbas. As equipes trabalham com o revestimento primário através da aplicação de cascalho, trabalho que visa dar maior aderência e resistência às vias rurais.
No mês de fevereiro, o programa vem executando obras também em Itaiacoca, Guaragi e Taquari dos Polacos. No entanto, com o volume elevado de chuvas até agora, os trabalhos têm sido prejudicados, e iniciamos nas últimas semanas um trabalho emergencial com a ajuda das comunidades, disponibilizando cascalho no maior número de locais para resolver os problemas momentâneos emergenciais, onde há dificuldade na passagem de veículos, ônibus escolares e dos produtores rurais.

Chuva acima da média histórica
Em outubro do ano passado choveu 144 mm, em novembro 132 mm, em dezembro 159 mm, em janeiro de 2023 foram 215 mm e até agora, em fevereiro já foi registrado um volume de 162 mm de chuva, ou seja, nestes últimos 4 meses e meio choveu cerca de 812 mm. Essa quantidade de chuva está bem acima da média histórica de Ponta Grossa para o mesmo período, o que gera grandes dificuldades para a aceleração dos trabalhos do programa.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Restauração em concreto da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 33,5%

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Professor aposentado e um dos fundadores do PT, morre afogado em SP

2.

Vini Jr denuncia caso de racismo em Liga dos Campeões; "fui chamado de macaco"

3.

Ivete se declara para Daniela Mercury no Carnaval de Salvador

4.

Homem morre em troca de tiros com a RONE depois de bater carro roubado e invadir casa em Curitiba

5.

Ivete se declara para Daniela Mercury no Carnaval de Salvador

6.

Bombeiro e namorada morrem em grave acidente em Santa Catarina  

7.

Pesquisadores encontram nova espécie de perereca

8.

Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)

9.

Restauração em concreto da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 33,5%

10.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia