CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Obras

Ação preventiva minimiza transtornos causados por chuvas

12 de Março de 2023 às 07:15

Ação preventiva minimiza transtornos causados por chuvas
Descarte correto de lixos e resíduos é uma das principais formas de evitar entupimento de galerias e transbordamento de arroios

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza com frequência o trabalho de limpeza e manutenção em pontos críticos que podem registrar alagamentos e outros transtornos para a população. Um dos serviços realizados de maneira permanente pela Prefeitura, em toda a cidade, é a desobstrução das galerias pluviais, melhorando o escoamento da água das chuvas. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos já realizou a limpeza em 26 ruas com o sistema hidrojato, somente em 2023. No ano anterior, foram mais de 200 desobstruções, incluindo a retirada de lixo e outros volumes que impedem a passagem das águas pluviais pelo sistema de captação de água.

“Diariamente nós encontramos todo tipo de volume que interfere no escoamento destas águas, impedindo que a água da chuva flua como poderia. Além do lixo, pedaços de tronco, encontramos também muito resíduo de construção civil, galhos, pedras e outros materiais que, se tivessem sido corretamente manipulados, não estariam nas galerias, gerando transtornos à população”, informa o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Marques.

Somente nos meses de janeiro e fevereiro foi realizado um total de 23 limpezas em arroios, com um total superior a 16,7 toneladas de resíduos retirados das bacias existentes em Ponta Grossa.

Os dois pontos com maior incidência de lixo despejado irregularmente são o do Lageado Grande e do arroio do Rio Ronda. Nestes dois primeiros meses de 2023 foi retirada uma grande quantidade de resíduos (domésticos e orgânicos) nestes locais, sendo que a soma chega a 7,9 toneladas no Lageado Grande e mais de 5 toneladas no Arroio da Ronda.

A limpeza é feita constantemente pela Secretaria de Meio Ambiente. Atualmente, são mais de 20 pontos monitorados pelas equipes em diferentes pontos da cidade. Somente nesta sexta-feira (10, três equipes fizeram novamente a retirada dos lixos e entulhos que se acumularam com as fortes chuvas registradas.

“Precisamos da colaboração de toda a população. Temos a coleta seletiva, o programa de coleta de volumosos para o descarte correto de móveis e outros objetos. Cada uma fazendo a sua parte, evitamos um problema maior”, reforça o secretário de Meio Ambiente, André Pitela.

A situação dos arroios também é acompanhada pela Defesa Civil, que realiza constantes levantamentos das condições das áreas, atuando de forma integrada com as demais equipes do município.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Obras de pavimentação no NúcleoRio Verde já estão em fase de conclusão

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Briga em velório após descoberta de traição viraliza nas redes sociais

2.

Obras de pavimentação no NúcleoRio Verde já estão em fase de conclusão

3.

Operário perde para o Vila Nova na Série B e perde invencibilidade

4.

Preço do boi dispara e carne de burro vira opção contra crise na Argentina

5.

Preço do boi dispara e carne de burro vira opção contra crise na Argentina

6.

Polícia Civil escolta família e ajuda salvar recém-nascida engasgada

7.

PMPR e PF prendem sete homens e apreendem 20 mil pacotes de cigarros contrabandeados

8.

Cunhada invade casamento, joga tinta preta em vestido de noiva e é condenada na justiça 

9.

Páscoa Solidária beneficia 5.000 famílias em Ponta Grossa com cestas básicas e chocolates

10.

Prêmio de R$ 100 mil do Nota Paraná de abril vai para moradora de São Miguel do Iguaçu

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia