CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Obras

Ação preventiva minimiza transtornos causados por chuvas

12 de Março de 2023 às 07:15

Ação preventiva minimiza transtornos causados por chuvas
Descarte correto de lixos e resíduos é uma das principais formas de evitar entupimento de galerias e transbordamento de arroios

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza com frequência o trabalho de limpeza e manutenção em pontos críticos que podem registrar alagamentos e outros transtornos para a população. Um dos serviços realizados de maneira permanente pela Prefeitura, em toda a cidade, é a desobstrução das galerias pluviais, melhorando o escoamento da água das chuvas. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos já realizou a limpeza em 26 ruas com o sistema hidrojato, somente em 2023. No ano anterior, foram mais de 200 desobstruções, incluindo a retirada de lixo e outros volumes que impedem a passagem das águas pluviais pelo sistema de captação de água.

“Diariamente nós encontramos todo tipo de volume que interfere no escoamento destas águas, impedindo que a água da chuva flua como poderia. Além do lixo, pedaços de tronco, encontramos também muito resíduo de construção civil, galhos, pedras e outros materiais que, se tivessem sido corretamente manipulados, não estariam nas galerias, gerando transtornos à população”, informa o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Marques.

Somente nos meses de janeiro e fevereiro foi realizado um total de 23 limpezas em arroios, com um total superior a 16,7 toneladas de resíduos retirados das bacias existentes em Ponta Grossa.

Os dois pontos com maior incidência de lixo despejado irregularmente são o do Lageado Grande e do arroio do Rio Ronda. Nestes dois primeiros meses de 2023 foi retirada uma grande quantidade de resíduos (domésticos e orgânicos) nestes locais, sendo que a soma chega a 7,9 toneladas no Lageado Grande e mais de 5 toneladas no Arroio da Ronda.

A limpeza é feita constantemente pela Secretaria de Meio Ambiente. Atualmente, são mais de 20 pontos monitorados pelas equipes em diferentes pontos da cidade. Somente nesta sexta-feira (10, três equipes fizeram novamente a retirada dos lixos e entulhos que se acumularam com as fortes chuvas registradas.

“Precisamos da colaboração de toda a população. Temos a coleta seletiva, o programa de coleta de volumosos para o descarte correto de móveis e outros objetos. Cada uma fazendo a sua parte, evitamos um problema maior”, reforça o secretário de Meio Ambiente, André Pitela.

A situação dos arroios também é acompanhada pela Defesa Civil, que realiza constantes levantamentos das condições das áreas, atuando de forma integrada com as demais equipes do município.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Prefeitura inicia obras de pavimentação no Núcleo Rio Verde

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

"É o Amor" tomou conta do Verão Maior com Zezé Di Camargo&Luciano, mesmo debaixo de chuva

2.

Quem foi Henrique Maderite, influenciador famoso pelo 'sextou', que morreu aos 50 anos

3.

Operação conjunta fecha ponto de tráfico no centro de PG

4.

Lula não aconselhou que população deixe celular em casa para evitar roubo no Carnaval

5.

Ponta Grossa inicia elaboração do primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa

6.

Homem pula janela de 3º andar para não pagar programa no PR; veja vídeo

7.

Operário vence o Azuriz fora de casa e garante vaga na semifinal do Paranaense 

8.

Homem pula janela de 3º andar para não pagar programa no PR; veja vídeo

9.

Prefeitura inicia obras de pavimentação no Núcleo Rio Verde

10.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia