CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Obras

Ação preventiva minimiza transtornos causados por chuvas

12 de Março de 2023 às 07:15

Ação preventiva minimiza transtornos causados por chuvas
Descarte correto de lixos e resíduos é uma das principais formas de evitar entupimento de galerias e transbordamento de arroios

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza com frequência o trabalho de limpeza e manutenção em pontos críticos que podem registrar alagamentos e outros transtornos para a população. Um dos serviços realizados de maneira permanente pela Prefeitura, em toda a cidade, é a desobstrução das galerias pluviais, melhorando o escoamento da água das chuvas. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos já realizou a limpeza em 26 ruas com o sistema hidrojato, somente em 2023. No ano anterior, foram mais de 200 desobstruções, incluindo a retirada de lixo e outros volumes que impedem a passagem das águas pluviais pelo sistema de captação de água.

“Diariamente nós encontramos todo tipo de volume que interfere no escoamento destas águas, impedindo que a água da chuva flua como poderia. Além do lixo, pedaços de tronco, encontramos também muito resíduo de construção civil, galhos, pedras e outros materiais que, se tivessem sido corretamente manipulados, não estariam nas galerias, gerando transtornos à população”, informa o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Marques.

Somente nos meses de janeiro e fevereiro foi realizado um total de 23 limpezas em arroios, com um total superior a 16,7 toneladas de resíduos retirados das bacias existentes em Ponta Grossa.

Os dois pontos com maior incidência de lixo despejado irregularmente são o do Lageado Grande e do arroio do Rio Ronda. Nestes dois primeiros meses de 2023 foi retirada uma grande quantidade de resíduos (domésticos e orgânicos) nestes locais, sendo que a soma chega a 7,9 toneladas no Lageado Grande e mais de 5 toneladas no Arroio da Ronda.

A limpeza é feita constantemente pela Secretaria de Meio Ambiente. Atualmente, são mais de 20 pontos monitorados pelas equipes em diferentes pontos da cidade. Somente nesta sexta-feira (10, três equipes fizeram novamente a retirada dos lixos e entulhos que se acumularam com as fortes chuvas registradas.

“Precisamos da colaboração de toda a população. Temos a coleta seletiva, o programa de coleta de volumosos para o descarte correto de móveis e outros objetos. Cada uma fazendo a sua parte, evitamos um problema maior”, reforça o secretário de Meio Ambiente, André Pitela.

A situação dos arroios também é acompanhada pela Defesa Civil, que realiza constantes levantamentos das condições das áreas, atuando de forma integrada com as demais equipes do município.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Asfalto Novo no Ouro Verde e Santa Tereza vai contemplar 28 ruas

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Jovem morre de pneumonia após ir três vezes a UPA e receber diagnóstico de ansiedade, no PR; polícia investiga negligência médica

2.

Homem que tentou matar a ex-mulher com 27 facadas morreu em confronto no PR

3.

Lula entra no ano da eleição reprovado por 57%, diz PoderData

4.

Prefeitura apreende Kombi com R$ 125 mil em débitos durante fiscalização de trailers

5.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

6.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

7.

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

8.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

9.

Asfalto Novo no Ouro Verde e Santa Tereza vai contemplar 28 ruas

10.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia