CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Mundo

Trump diz que acordo para fim da guerra está nas “etapas finais”

28 de Dezembro de 2025 às 22:05

Trump diz que acordo para fim da guerra está nas “etapas finais”
Володимир Зеленський

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy já está em Mar-a-Lago, casa de Donald Trump na Flórida, para a reunião entre os dois. Ambos falaram brevemente com os jornalistas antes de conversarem.

Trump explicou que tanto Zelensky como o presidente russo, Vladimir Putin, estão "falando sério" sobre um plano de paz.

Afirmou ainda que a Ucrânia terá garantias de segurança "sólidas" em caso de um plano de paz, acrescentando que que não há outro plano que não seja o do fim da guerra. "Ou acabamos com isto ou muito mais pessoas vão morrer. Ninguém quer isso", afirmou Trump, referindo que se está "nas etapas finais" de um plano de paz.

O presidente dos EUA disse esperar uma reunião rápida, recordando que os dois irão ainda falar com os líderes europeus, antes de voltar a falar com os jornalistas. 

"Também vou ligar de volta ao presidente Putin depois da reunião, e continuaremos com as negociações", disse Trump.

Volodymyr Zelensky mostrou-se também otimista, afirmando que as equipes de negociação dos dois países sobre o plano de 20 pontos de Trump, apresentado há cerca de um mês, trabalharam com afinco e conseguiram bons resultados.

Questionado sobre os recentes ataques violentos da Rússia a Kiev, Donald Trump minimizou os bombardeios, recordando que também a Ucrânia tem atacado Moscou.

Na tarde deste domingo, duas horas antes de se reunir com Zelensky, Trump falou com Putin por telefone, dizendo simplesmente que a conversa foi "boa e muito produtiva".

Washington e Moscou "compartilham da mesma opinião" de que um cessar-fogo temporário "apenas prolongaria o conflito", referiu depois o Kremlin, levantando o véu sobre o eventual recado que Trump irá dar a Zelensky. Instou também Kiev a tomar "uma decisão corajosa" sobre o Donbass, para "pôr fim" à guerra.

O Kremlin acrescentou que os dois presidentes, russo e norte-americano, voltarão a falar ao telefone após o encontro do norte-americano com o ucraniano.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Janja publica vídeo de Lula de sunga na praia 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura entrega notebooks e tablets para fortalecer atendimento nos CRAS de Ponta Grossa

2.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

3.

Janja publica vídeo de Lula de sunga na praia 

4.

Corpo de menina desaparecida é encontrado após mais de 10 dias de buscas; mãe tambem morreu

5.

Fantasma encara o Independente-AP na segunda fase da Copinha

6.

Polícia civil apreende adolescente por tentativa de homicídio e incêndio criminoso em PG 

7.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

8.

Show de Alok leva 338 mil pessoas ao Verão Maior

9.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

10.

Influencer é presa por suspeita de abrir live e ficar nua em hotel de SP

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia