CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Mundo

EUA executarão quatro condenados à morte esta semana

19 de Março de 2025 às 11:43

EUA executarão quatro condenados à morte esta semana
Foto de David Dibert:
Um homem de 46 anos condenado por estupro e assassinato será executado com gás nitrogênio no estado da Louisiana, no sul do país, na terça-feira, na primeira de quatro execuções programadas para esta semana nos Estados Unidos.

Jessie Hoffman, que foi condenada à morte pelo assassinato em 1996 de Molly Elliott, uma executiva de publicidade de 28 anos, será a primeira pessoa executada na Louisiana em 15 anos.

Na semana passada, um juiz do tribunal distrital suspendeu a execução de Hoffman, alegando que o uso de gás nitrogênio pode ser considerado uma punição cruel e incomum, o que é proibido pela Constituição dos EUA.

Mas a suspensão foi suspensa pelo Tribunal de Apelações do Quinto Circuito dos EUA, dominado pelos conservadores, permitindo que a execução prosseguisse.

Apenas um outro estado dos EUA, o Alabama, realizou execuções por hipóxia de nitrogênio, que envolve bombear gás nitrogênio para dentro de uma máscara facial, causando asfixia no prisioneiro.

O método foi denunciado por especialistas da ONU como cruel e desumano.

'Muitos métodos de execução'

A grande maioria das execuções nos EUA desde que a Suprema Corte restabeleceu a pena de morte em 1976 foram realizadas por meio de injeção letal, embora a Carolina do Sul tenha executado um homem por fuzilamento em 7 de março.

Hoffman, um manobrista de estacionamento, foi condenado em 1998 por sequestrar Elliott em Nova Orleans quando ela foi buscar seu carro e jantar com o marido.

Hoffman forçou Elliott a sacar US$ 200 de um caixa eletrônico antes de estuprá-la e matá-la com um único tiro na cabeça.

Ele tinha 18 anos na época.

O corpo nu de Elliott foi encontrado por um caçador de patos no dia seguinte em um cais improvisado perto do Middle Pearl River.

Os advogados de Hoffman apelaram à Suprema Corte para suspender a execução, alegando que o gás nitrogênio "interferiria na capacidade de Jessie de praticar sua respiração meditativa budista".

"A Suprema Corte tem repetidamente decidido que os prisioneiros devem ter permissão para praticar sua religião, já que suas vidas estão sendo tiradas pela execução", disse Cecelia Kappel, uma das advogadas de Hoffman.

"Há muitos métodos de execução que Louisiana poderia adotar que não interfeririam na capacidade de Jessie de praticar sua respiração meditativa budista, e apenas um, o gás nitrogênio, torna isso impossível para ele", disse Kappel.

Execuções no Arizona, Flórida e Oklahoma

Três outras execuções estão programadas nos Estados Unidos para esta semana — no Arizona, Flórida e Oklahoma.

Aaron Gunches, 53, será executado por injeção letal no Arizona na quarta-feira pelo assassinato em 2002 de Ted Price, ex-marido de sua namorada.

Gunches desistiu das tentativas legais de impedir sua execução, que seria a primeira no estado do sudoeste desde novembro de 2022.

Wendell Grissom, 56, será executado por injeção letal em Oklahoma na quinta-feira por atirar e matar Amber Matthews, 23, em 2005 durante um assalto à casa.

Edward James, 63, será executado por injeção letal na Flórida na quinta-feira.

James foi condenado à morte pelo estupro e assassinato de uma menina de oito anos, Toni Neuner, em 1993, e pelo assassinato de Betty Dick, sua avó de 58 anos.

Houve seis execuções nos Estados Unidos este ano, depois de 25 no ano passado.

A pena de morte foi abolida em 23 dos 50 estados dos EUA, enquanto outros três — Califórnia, Oregon e Pensilvânia — têm moratórias em vigor.

O presidente Donald Trump é um defensor da pena de morte e, em seu primeiro dia no cargo, pediu uma expansão de seu uso "para os crimes mais vis".

 

france24.com
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Bolsonaro fará cirurgia no Natal

2.

Bolsonaro fará cirurgia no Natal

3.

Motociclista morre após ser atingido por automóvel na BR-277

4.

GCM prende duas pessoas por cárcere privado e tráfico de drogas no bairro Chapada 

5.

Prefeitura entrega notebooks e tablets para fortalecer atendimento nos CRAS de Ponta Grossa

6.

É TETRA! Corinthians volta a conquistar a Copa do Brasil

7.

Filha de Lindomar Castilho diz que ele morreu em vida ao matar a mãe dela

8.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

9.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

10.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia