CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Veado-catingueiro resgatado é devolvido à natureza

2 de Agosto de 2023 às 17:57

Veado-catingueiro resgatado é devolvido à natureza
Foto: IAT
Encontrado por bombeiros em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, na segunda-feira (31), animal foi encaminhado para o Hospital Veterinário da UFPR para exames, que não constataram fratura ou ferimento grave. Estabilidade da saúde permitiu a soltura em seu habitat natural.

O setor de Fauna do Instituto Água e Terra (IAT) devolveu nesta quarta-feira (2) um veado-catingueiro (Subulo guoazoubira) ao seu habitat natural. O animal, um adulto macho, foi resgatado quando estava perdido, na segunda-feira (31), por integrantes do Corpo de Bombeiros no bairro Itajacuru, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

O veado foi encaminhado por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Colombo para o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para exames, que não constataram fratura ou ferimento grave. Ainda assim, por precaução e pelo fato de o animal estar estressado, os veterinários optaram por deixá-lo internado por dois dias para observação em uma baia isolada.

“Por ser um animal extremamente estressado, que pode ir a óbito inclusive pelas alterações orgânicas causadas pelo estresse, foi optado por mantê-lo internado para observação. Como os ferimentos eram superficiais, sem riscos para a saúde do animal, conseguimos devolvê-lo à natureza”, afirmou a veterinária do Instituto Água e Terra, Fabiana Baggio. Por segurança do animal, o IAT não divulga o local de soltura.

CARACTERÍSTICAS – O veado-catingueiro é uma espécie de pequeno porte, possui o corpo menos robusto que o veado-mateiro, com grandes orelhas em proporção à cabeça, com as pontas arredondadas.

Com uma coloração que pode variar do marrom-acinzentada com garganta e região ventral esbranquiçada, os machos sexualmente ativos possuem chifres, já as fêmeas são normalmente mais claras. Podem pesar entre 11 e 30 quilos, medindo entre 91 e 104 centímetros de comprimento, e entre 35 e 65 centímetros de altura. São encontrados no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai.

Sua população está em declínio devido perda de habitat, atropelamentos e caça. No Brasil continua a ser a espécie mais abundante de veado.

COMO PROCEDER – Ao se deparar com animais silvestres perdidos ou feridos o cidadão pode entrar em contato com as secretarias municipais do Meio Ambiente ou com o Setor de Fauna do IAT.

Se preferir, pode ligar para o Disque Denúncia 181, ou para a regional referente ao local do ocorrido. Informe de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

2.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

3.

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

4.

Polícia Civil prende em Carambeí autor do feminicídio de Júlia Batista Gonçalves 

5.

Prefeitura inicia obras de pavimentação no Núcleo Rio Verde

6.

Colégios cívico-militares retomam aulas com 230 mil alunos

7.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

8.

Esposa de Henrique, da dupla com Juliano, é presa nos EUA 

9.

Moraes e Dino assistem Supercopa do Brasil em camarote do Mané Garrincha

10.

CECON Nova Rússia retoma nesta quarta-feira (04) a programação de bailes socializantes para 2026

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia