Agora1

UFPR em Curitiba tem prédio desocupado por estudantes

5 de novembro de 2016 - 16:50

Os estudantes que estavam dentro do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde a noite de quinta-feira (3) desocuparam o local por volta das 11h30 deste sábado (5), em Curitiba. Em nota, a universidade disse que os alunos concordaram em deixar o local após uma extensa reunião, realizada nesta sexta-feira (4). Veja o texto na íntegra no final da reportagem feita pelo G1.

Já o movimento Ocupa UFPR disse na página oficial do Facebook que conseguiu “barrar” uma resolução da UFPR que estabelece normas para cancelamento de registro acadêmico. “Em menos de 24 horas, a Ocupa Santos Andrade conseguiu barrar a 96/15! Vitória do Movimento Estudantil”.

O movimento é contra Medida Provisória que estabelece uma reforma no ensino médio no país, e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o aumento dos gastos públicos.

Na manhã de sexta, centenas de manifestantes se concentraram em frente ao local para protestar contra a ocupação. Algumas pessoas também se manifestaram a favor do movimento.

Desde 3 de outubro, o Paraná vivencia o movimento de ocupação das escolas estaduais contra à apresentação da medida provisória que promove mudanças no Ensino Médio. Por conta disso, o Ministério da Educação (MEC) precisou adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alguns estudantes.

Confira a nota divulgada pela UFPR sobre a desocupação:

“Os manifestantes que ocuparam o prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, concordaram em desocupar o símbolo da cidade de Curitiba, graças ao entendimento recíproco de que na UFPR deve imperar a negociação democrática e o respeito institucional.

Os alunos representantes do movimento e os integrantes da Comissão da UFPR para desocupação, composta por representantes da Administração Central e dos setores de Ciências Jurídicas e de Humanas, tiveram uma extensa reunião, nesta sexta-feira, que culminou na compreensão para uma negociação fortemente construída no diálogo”.

As informações são do G1 Paraná.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.