CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

UEPG apresenta projeto do Instituto Médico Legal e Centro de Anatomia

20 de Julho de 2021 às 15:41

UEPG apresenta projeto do Instituto Médico Legal e Centro de Anatomia
Imagens e informações - Aline Jasper
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entregou à Secretaria de Segurança Pública do Estado, na última semana, os projetos da nova unidade da Polícia Científica do Paraná em Ponta Grossa.

O prédio, que será construído no Campus Uvaranas, conta com um Centro de Anatomia anexo à estrutura do Instituto Médico Legal (IML).

O anteprojeto foi elaborado de forma conjunta pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e pela Polícia Científica. Os projetos complementares foram contratados por meio de licitação pública e podem ser utilizados em outras universidades, com as devidas adaptações.

“O principal diferencial dessa obra é a racionalização, tanto dos recursos públicos quanto dos espaços públicos”, enfatiza a pró-reitora de Planejamento da UEPG, professora Andrea Tedesco. Ela explica que é um projeto que pode ser adaptado para outras cidades, o que proporciona uma economia de recursos públicos e agilidade no desenvolvimento dos projetos.

Segundo a professora, é um projeto importante para toda a comunidade. “É uma estrutura de polícia científica bem equipada, moderna e em um local de fácil acesso, e ainda conjugada a uma estrutura acadêmica, tanto para ensino quanto para pesquisa e extensão. Isso permite que o nosso aluno veja o trabalho de análises anatômicas na prática e que possa ter um intercâmbio de informações também com a Polícia Científica, dentro do que a legislação permite”.

Com investimento de mais de 10 milhões de reais, a estrutura terá 2.658,6 m², dos quais 985,34 m² serão destinados ao Centro de Anatomia e 1.673,26 m² ao Instituto Médico Legal, dispostos em um terreno próximo ao Hospital Universitário, com área total de 6.350,92 m². Como explica a professora Andrea, a área em que estará o prédio passa a ser de uso conjugado da UEPG e da Polícia Científica, a partir de um termo de concessão de uso.

“Vemos a implantação deste projeto dentro da universidade como uma pauta muito positiva, pois é um ganho tanto para a sociedade quanto para as instituições e seus acadêmicos, que vão poder usufruir desse benefício”, enalteceu o Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares. “A unidade deverá ser uma das mais modernas do Brasil, com estrutura adequada e tecnologia, que servirá de modelo para projetos em outras cidades”.

“A construção do IML no campus de Uvaranas reflete a filosofia de nossa gestão: aproximar a universidade da sociedade”, destaca o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Reunindo as atividades do IML, o Serviço de Verificação de Óbitos e o Centro de Anatomia, o novo prédio contempla a melhoria do atendimento da população e da formação de novos profissionais, com aulas práticas, acompanhamento de atividades e a possibilidade de ofertar o programa de residência em medicina legal. “Queremos fazer do IML um campo de ensino, pesquisa e extensão, trabalhando colaborativamente com a Polícia Científica e outros órgãos afins”, complementa.



Atendimento à população e formação profissional

O diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki, aponta que serão destinados laboratórios de uso compartilhado, com espaço para ensino e pesquisa e para a atividade de perícia criminal. “A proposta é de uma estrutura moderna, inovadora, que gerará um atendimento melhor para a população e uma economia para o serviço público”.

A unidade será uma das mais modernas do Brasil e deve atender à demanda de toda a região dos Campos Gerais, comemora o Deputado Estadual Rodrigo Estacho, que indicou a verba para a contratação dos projetos complementares. “No futuro, a estrutura poderá se estender para cursos de formação de médicos legistas e também ser disponibilizada para uso de outras universidades”, destacou. O projeto contou, ainda, com o apoio do Deputado Estadual Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa.

Na terça-feira (13), o projeto foi entregue pelo reitor da UEPG e pela pró-reitora de Planejamento ao Secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. Também participaram da reunião o Deputado Rodrigo Estacho; o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki; o chefe de engenharia da Secretaria da Segurança Pública, tenente-coronel Ivan Fernandes; e o assessor da Polícia Científica na Secretaria, Ciro Pimenta.

Galeria de Imagens:

Publicidade

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

2.

Restaurante Popular de Ponta Grossa oferece almoço especial de Natal

3.

Guarda Civil Municipal reforça ações de patrulhamento escolar e integra mais de 10 mil crianças em Ponta Grossa

4.

Intervenção na Venezuela seria catástrofe humanitária, diz Lula

5.

Filha de Lindomar Castilho diz que ele morreu em vida ao matar a mãe dela

6.

Casal é detido pela GCM com cocaína, haxixe, ecstasy e maconha em PG 

7.

Santa Casa de Ponta Grossa realiza a primeira cirurgia robótica da região 

8.

Corinthians e Vasco empatam no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil

9.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

10.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia