CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Saúde confirma primeiro caso de dengue em Ponta Grossa

21 de Março de 2016 às 17:54

A partir da positivação, protocolo de ações de combate ao mosquito é modificado e inclui ações mais radicais
Foi confirmado nesta segunda-feira (21), o primeiro caso de dengue contraído na cidade (autóctone). O paciente é um adolescente, que mora na região do Bairro Contorno. Ele apresentou sintomas e foi notificado como suspeito no dia 15 de fevereiro.
A partir daí, conforme conta o chefe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Eduardo Coradassi, seguindo os protocolos sobre a dengue, o caso começou a ser tratado como positivo. “Desde este momento, já fizemos a delimitação de área e o controle de foco, tanto onde o paciente reside como onde estuda”, conta. Segundo ele, “as regiões delimitadas apresentam baixa infestação, o que torna a situação mais amena”, informa.
A partir da notícia do resultado positivo, o prefeito Marcelo Rangel determinou atenção prioritária de todo o governo municipal, no sentido de conter ao máximo, uma possível multiplicação dos casos. “Com o empenho das equipes da saúde, do meio ambiente, de obras, de educação e demais pastas do governo, no trabalho preventivo, conseguimos manter a cidade sem nenhum caso até agora. O momento é de redobrar os cuidados”, alerta.
Em Ponta Grossa, antes mesmo da existência de um caso autóctone da doença, foi criada a Sala de Situação da Dengue, concentrando todas as informações e ações, inclusive em conjunto com o exército, quando necessário. A instalação da equipe que envolve representantes de diversas secretarias municipais, entre outros órgãos, deve ocorrer ainda esta semana. “Agora com esta confirmação, a instalação precisa ser mais imediata”, afirma Coradassi.
A partir de amanhã, a secretaria de Saúde adota um novo protocolo, que é recomendado a partir da positivação. As ações são mais radicais e incluem, intensificar a atuação dos agentes de endemia e iniciar, nas regiões mais infestadas, a aplicação de produtos químicos de combate que ainda não eram utilizados.
“Vamos também intensificar a orientação das equipes das Unidades Básicas de Saúde sobre o reconhecimento dos sintomas”, destaca a secretária de Saúde, Angela Pompeu.
As ações serão intensificadas, ainda por outras secretarias no combate ao mosquito. A secretaria de Meio Ambiente, que já realiza fiscalizações de terrenos baldios vai atuar com mais determinação. “Vamos redobrar a fiscalização, agir com mais rigor com os proprietários dos terrenos baldios, que serão notificados e penalizados com multas, conforme o decreto 11.029 de 2016. Os funcionários do meio ambiente vão trabalhar em regime de plantão para atender as denúncias”, informa o titular da pasta, Valdenor Paulo do Nascimento (Cenoura).
Também as equipes da secretaria municipal de Obras irão aumentar o ritmo. “Vamos iniciar um trabalho mais minucioso, com várias frentes a partir de amanhã na região do Contorno, ampliando o raio de ação, mesmo neste final de semana prolongado”, comenta o secretário Alessandro Lozza de Moraes.
As escolas do município também irão participar deste novo mutirão contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, confirma a secretária de Educação, Esméria Savelli. “As escolas têm se mobilizado fortemente neste sentido, mas neste momento de alerta iremos intensificar ainda mais este trabalho. Vamos contar com a participação das escolas municipais, das crianças, professores e das comunidades na busca e eliminação dos focos do mosquito”, diz.
Mesmo com todas estas ações de conscientização e combate ao mosquito da dengue realizadas pela Prefeitura Municipal, é importante lembrar que o papel da população é fundamental. “Temos, em Ponta Grossa, 123 mil imóveis. Estamos fazendo a nossa parte e precisamos que todos os moradores façam a sua parte na prevenção. Só assim, continuaremos livres da epidemia de dengue que acontece em todo o País”, enfatiza Rangel.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Corinthians e Vasco empatam no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil

2.

Guarda Civil Municipal reforça ações de patrulhamento escolar e integra mais de 10 mil crianças em Ponta Grossa

3.

Intervenção na Venezuela seria catástrofe humanitária, diz Lula

4.

Filha de Lindomar Castilho diz que ele morreu em vida ao matar a mãe dela

5.

Santa Casa de Ponta Grossa realiza a primeira cirurgia robótica da região 

6.

Casal é detido pela GCM com cocaína, haxixe, ecstasy e maconha em PG 

7.

Restaurante Popular de Ponta Grossa oferece almoço especial de Natal

8.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

9.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

10.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia