Agora1

Saúde confirma primeiro caso de dengue em Ponta Grossa

21 de março de 2016 - 20:54

A partir da positivação, protocolo de ações de combate ao mosquito é modificado e inclui ações mais radicais
Foi confirmado nesta segunda-feira (21), o primeiro caso de dengue contraído na cidade (autóctone). O paciente é um adolescente, que mora na região do Bairro Contorno. Ele apresentou sintomas e foi notificado como suspeito no dia 15 de fevereiro.
A partir daí, conforme conta o chefe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Eduardo Coradassi, seguindo os protocolos sobre a dengue, o caso começou a ser tratado como positivo. “Desde este momento, já fizemos a delimitação de área e o controle de foco, tanto onde o paciente reside como onde estuda”, conta. Segundo ele, “as regiões delimitadas apresentam baixa infestação, o que torna a situação mais amena”, informa.
A partir da notícia do resultado positivo, o prefeito Marcelo Rangel determinou atenção prioritária de todo o governo municipal, no sentido de conter ao máximo, uma possível multiplicação dos casos. “Com o empenho das equipes da saúde, do meio ambiente, de obras, de educação e demais pastas do governo, no trabalho preventivo, conseguimos manter a cidade sem nenhum caso até agora. O momento é de redobrar os cuidados”, alerta.
Em Ponta Grossa, antes mesmo da existência de um caso autóctone da doença, foi criada a Sala de Situação da Dengue, concentrando todas as informações e ações, inclusive em conjunto com o exército, quando necessário. A instalação da equipe que envolve representantes de diversas secretarias municipais, entre outros órgãos, deve ocorrer ainda esta semana. “Agora com esta confirmação, a instalação precisa ser mais imediata”, afirma Coradassi.
A partir de amanhã, a secretaria de Saúde adota um novo protocolo, que é recomendado a partir da positivação. As ações são mais radicais e incluem, intensificar a atuação dos agentes de endemia e iniciar, nas regiões mais infestadas, a aplicação de produtos químicos de combate que ainda não eram utilizados.
“Vamos também intensificar a orientação das equipes das Unidades Básicas de Saúde sobre o reconhecimento dos sintomas”, destaca a secretária de Saúde, Angela Pompeu.
As ações serão intensificadas, ainda por outras secretarias no combate ao mosquito. A secretaria de Meio Ambiente, que já realiza fiscalizações de terrenos baldios vai atuar com mais determinação. “Vamos redobrar a fiscalização, agir com mais rigor com os proprietários dos terrenos baldios, que serão notificados e penalizados com multas, conforme o decreto 11.029 de 2016. Os funcionários do meio ambiente vão trabalhar em regime de plantão para atender as denúncias”, informa o titular da pasta, Valdenor Paulo do Nascimento (Cenoura).
Também as equipes da secretaria municipal de Obras irão aumentar o ritmo. “Vamos iniciar um trabalho mais minucioso, com várias frentes a partir de amanhã na região do Contorno, ampliando o raio de ação, mesmo neste final de semana prolongado”, comenta o secretário Alessandro Lozza de Moraes.
As escolas do município também irão participar deste novo mutirão contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, confirma a secretária de Educação, Esméria Savelli. “As escolas têm se mobilizado fortemente neste sentido, mas neste momento de alerta iremos intensificar ainda mais este trabalho. Vamos contar com a participação das escolas municipais, das crianças, professores e das comunidades na busca e eliminação dos focos do mosquito”, diz.
Mesmo com todas estas ações de conscientização e combate ao mosquito da dengue realizadas pela Prefeitura Municipal, é importante lembrar que o papel da população é fundamental. “Temos, em Ponta Grossa, 123 mil imóveis. Estamos fazendo a nossa parte e precisamos que todos os moradores façam a sua parte na prevenção. Só assim, continuaremos livres da epidemia de dengue que acontece em todo o País”, enfatiza Rangel.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.