Reitoria contesta posição do DCE sobre modulo policial.
Após nota do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a reitoria se manifestou na manhã desta quarta-feira (24).
Após anuncio de construção de modulo policial do Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) emitiu nota de repudio, considerando inadmissível a instalação do modulo da PM.
O DCE diz considerar a Policia Militar como instrutura de repressão, prejudicando a independência dos estudantes universitários.
“O DCE-UEPG gestão Língua Solta considera inadmissível a instalação do módulo da Polícia Militar no Campus de Uvaranas. A Polícia Militar é uma instituição que permanece com a mesma estrutura que a do período da ditadura militar, reconhecidamente na época, inclusive atualmente, praticante de atos de tortura e de assassinatos”, diz o DCE.
Logo após a publicação, a reitoria enviou nota a imprensa, defendendo a instalação do modulo policial no Campus Universitário.
NOTA DA REITORIA
Sobre a nota do Diretório Central de Estudantes (DCE), em que a entidade se manifesta contra a instalação do módulo da polícia militar, a reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa respeita a opinião expressa, porém, as decisões que envolvem a segurança da instituição são de atribuição do Conselho Administrativo. A reitoria reforça que defende a instalação do módulo para que haja um incremento na segurança dos estudantes e da comunidade acadêmica.
Ponta Grossa, 24 de outubro de 2018