Agora1

Rangel sanciona lei que cria o Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa

14 de Abril de 2018 - 11:41
Imagem divulgação

Iniciativa é inédita no Brasil e pagará bolsas de estudos para os alunos

O prefeito Marcelo Rangel sancionou nesta quinta-feira, 12 de abril, a lei que cria o Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa, o primeiro grupo de teatro do Brasil mantido por uma Prefeitura por meio de bolsas de estudos. A proposta do grupo, que irá funcionar como uma espécie de escola, é atender, inicialmente, 29 alunos por semestre, com duas montagens teatrais por ano, que serão dirigidas por profissionais contratados.

Estavam presentes na solenidade, no Gabinete do Prefeito, vereadores, representantes do Conselho Municipal de Política Cultural, artistas e servidores da Fundação Municipal de Cultura. O prefeito Marcelo Rangel ressaltou a importância desse momento histórico para o município e para o fomento cultural. “Eu acredito que a arte e a cultura podem transformar a vida de uma pessoa. A criação desta verdadeira escola de teatro vai colocar Ponta Grossa em destaque no Brasil”, enfatizou.

Segundo o presidente da Fundação de Cultura, Fernando Durante, diversas ações tem sido efetivadas para o aprimoramento dos artistas de Ponta Grossa. “Temos unido esforços para oferecer aos artistas oportunidades de desenvolvimento, como é o caso da criação da Associação do Circo e Teatro Organizado de Ponta Grossa e do fortalecimento do Festival Teatro em Circo em Festa, além da parceria com outras instituições, escolas, produtores, Teatro Guaíra e Secretaria de Estado da Cultura”, explica, lembrando que a proposta de criação do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa foi encampada desde o início de sua gestão à frente da pasta.

“É a concretização de um sonho da comunidade artística de Ponta Grossa e que vai gerar só resultados positivos para o público”, define.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Mainardes, o momento é único para Ponta Grossa. “A cultura do município ganha muito com isso. A cidade tem uma tradição de 46 anos de Fenata e agora, com este grupo de teatro municipal, vai avançar ainda mais no âmbito cultural”, ressalta. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

O representante da área de teatro no Conselheiro Municipal de Política Cultural, Hélcio Kovaleski, também estava na solenidade e apontou que o grupo é importante tanto para a profissionalização dos artistas quanto para a criação de plateia. “O público está em primeiro lugar. Formação de plateia se faz indo a espetáculos, comentando”, afirma. O conselheiro ressalta que um grupo mantido pelo poder público é fundamental neste processo. Já o Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Wilton Paz, que reforçou que a cidade teve um crescimento no número de escolas e grupos de teatro de forma significativa nos últimos anos. “E quando o poder público participa desta forma, isso gera mais credibilidade para alçarmos voos maiores”, afirma o atual coordenador do Fenata.

A cerimônia foi acompanhada pelo ator, diretor e cenógrafo paranaense Daniel Avelleda, que possui 58 anos de carreira e mais de 120 espetáculos no currículo, além de diversos prêmios. “Tenho um carinho muito grande pela cidade de Ponta Grossa, já passei por aqui inúmeras vezes com minhas peças. E agora tenho a felicidade de poder acompanhar esta conquista de vocês. Tenham a certeza: vocês estão fazendo história”, comentou Avelleda, que está na cidade participando como debatedor do Festival Teatro e Circo em Festa.

Processo seletivo
A lei prevê a contratação, por meio de um edital público, de 15 bolsistas para atuarem como atores, um assistente de direção, um iluminador, um figurinista, um cenógrafo e dez atores estagiários. Para o ingresso no Grupo de Teatro, os alunos efetivos e estagiários serão submetidos regularmente a testes seletivos antes do início de cada montagem de espetáculo, coordenados pelo Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves, de caráter classificatório e eliminatório. O primeiro edital deve ser publicado em maio.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.