Radares terão sinalização extra em Ponta Grossa
Medida faz parte das ações do Município voltadas para diminuição de acidentes de trânsito e o fortalecimento de ações educativas e de fiscalização viária
A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou, nesta terça-feira (26), o reforço da sinalização indicativa de fiscalização eletrônica. Os serviços começaram pela avenida Visconde de Taunay. A medida faz parte das ações do Município anunciadas – e iniciadas ainda em julho deste ano – com foco na diminuição de acidentes de trânsito, bem como para o fortalecimento de ações educativas e de fiscalização viária na cidade.
A previsão do Município é de que todas as ruas com fiscalização eletrônica contem com o reforço da sinalização no decorrer das próximas semanas.
“A ampliação de estratégias dedicadas ao fortalecimento da segurança no trânsito é essencial, por isso, estamos reforçando e investindo não só a sinalização viária, mas também as atividades educativas e de fiscalização, tudo isso no intuito da criação de um ambiente mais seguro para nossos motoristas e pedestres”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com o diretor de Engenharia de Tráfego do Município, Juarez Alves, a sinalização que está sendo implementada próximo aos radares na Visconde de Taunay vai além do que já é previsto na legislação municipal e tem como principal objetivo ampliar a informação fornecida aos motoristas.
“Com a nova sinalização, reforçamos aos motoristas a informação relativa ao limite de velocidade das vias e o emprego de dispositivos de fiscalização eletrônica, o que contribui para a diminuição dos riscos que envolvem a não observação da velocidade indicada para esses locais”, comenta.
A ampliação das ações educativas e de fiscalização do Município integram o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), iniciativa adotada pela Prefeitura de Ponta Grossa e que tem como principal objetivo a diminuição de, no mínimo, 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, até 2028.
Blitz Educativa
Além das iniciativas que envolvem sinalização, o Município também está realizando ações educativas junto à comunidade. A próxima delas está prevista para a avenida Visconde de Mauá e será realizada nesta sexta-feira (29) às 11h.
Acidentes
Somente em 2022, Ponta Grossa registrou mais de 2 mil acidentes de trânsito. Os dados consideram os registros da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, que atende situações sem vítimas, e do Corpo de Bombeiros, responsável pelos acionamentos com vítimas.
No caso da Superintendência foram registrados 296 acidentes sem vítimas, enquanto o Corpo de Bombeiros atendeu 1.769 ocorrências envolvendo 2.113 vítimas e 36 óbitos
As regiões com mais acidentes são o Centro e Uvaranas.
Frota
Segundo dados do IBGE referentes a 2022, Ponta Grossa figura entre na quinta posição entre as cidades do Paraná com o maior número de veículos. Conforme o Instituto, são 239.361 veículos registrados na cidade. Desse total, a maioria é de carros (142.553), motos (29.657) e caminhonetes (21.195).
Pnatrans
Desenvolvido pelo Governo Federal, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) tem como principal objetivo a diminuição de, no mínimo, 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, até 2028.
As ações do Pnatrans envolvem seis pilares: Gestão e Segurança no Trânsito, Vias Seguras, Segurança Veicular, Educação para o Trânsito, Atendimento e Normatização e Fiscalização.
Dentre os pilares, são abarcadas estratégias como a discussão e normatização de tecnologias e de características inerentes à segurança veicular, diminuição do tempo de atendimento às vítimas, reforço da fiscalização viária coibindo atitudes como excesso de velocidade e uso de álcool e substâncias psicoativas, adequação e classificação viária e dos limites de velocidade, fortalecimento de ações de gestão integrada, entre outros.