Agora1

Radares terão sinalização extra em Ponta Grossa

27 de setembro de 2023 - 19:36

Medida faz parte das ações do Município voltadas para diminuição de acidentes de trânsito e o fortalecimento de ações educativas e de fiscalização viária

A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou, nesta terça-feira (26), o reforço da sinalização indicativa de fiscalização eletrônica. Os serviços começaram pela avenida Visconde de Taunay.  A medida faz parte das ações do Município anunciadas – e iniciadas ainda em julho deste ano –  com foco na diminuição de acidentes de trânsito, bem como para o fortalecimento de ações educativas e de fiscalização viária na cidade.

A previsão do Município é de que todas as ruas com fiscalização eletrônica contem com o reforço da sinalização no decorrer das próximas semanas.

“A ampliação de estratégias dedicadas ao fortalecimento da segurança no trânsito é essencial, por isso, estamos reforçando e investindo não só a sinalização viária, mas também as atividades educativas e de fiscalização, tudo isso no intuito da criação de um ambiente mais seguro para nossos motoristas e pedestres”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com o diretor de Engenharia de Tráfego do Município, Juarez Alves, a sinalização que está sendo implementada próximo aos radares na Visconde de Taunay vai além do que já é previsto na legislação municipal e tem como principal objetivo ampliar a informação fornecida aos motoristas.

“Com a nova sinalização, reforçamos aos motoristas a informação relativa ao limite de velocidade das vias e o emprego de dispositivos de fiscalização eletrônica, o que contribui para a diminuição dos riscos que envolvem a não observação da velocidade indicada para esses locais”, comenta.
A ampliação das ações educativas e de fiscalização do Município integram o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), iniciativa adotada pela Prefeitura de Ponta Grossa e que tem como principal objetivo a diminuição de, no mínimo, 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, até 2028.

Blitz Educativa

Além das iniciativas que envolvem sinalização, o Município também está realizando ações educativas junto à comunidade. A próxima delas está prevista para a avenida Visconde de Mauá e será realizada nesta sexta-feira (29) às 11h.

Acidentes

Somente em 2022, Ponta Grossa registrou mais de 2 mil acidentes de trânsito. Os dados consideram os registros da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, que atende situações sem vítimas,  e do Corpo de Bombeiros, responsável pelos acionamentos com vítimas.
No caso da Superintendência foram registrados 296 acidentes sem vítimas, enquanto o Corpo de Bombeiros atendeu 1.769 ocorrências envolvendo  2.113 vítimas e 36 óbitos

As regiões com mais acidentes são o Centro e Uvaranas.

Frota
Segundo dados do IBGE referentes a 2022, Ponta Grossa figura entre na quinta posição entre as cidades do Paraná com o maior número de veículos. Conforme o Instituto, são 239.361 veículos registrados na cidade. Desse total, a maioria é de carros (142.553), motos (29.657) e caminhonetes (21.195).

Pnatrans

Desenvolvido pelo Governo Federal, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) tem como principal objetivo a diminuição de, no mínimo, 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, até 2028.

As ações do Pnatrans envolvem seis pilares: Gestão e Segurança no Trânsito, Vias Seguras, Segurança Veicular, Educação para o Trânsito, Atendimento e Normatização e Fiscalização.
Dentre os pilares, são abarcadas estratégias como a discussão e normatização de tecnologias e de características inerentes à segurança veicular, diminuição do tempo de atendimento às vítimas, reforço da fiscalização viária coibindo atitudes como excesso de velocidade e uso de álcool e substâncias psicoativas, adequação e classificação viária e dos limites de velocidade, fortalecimento de ações de gestão integrada, entre outros.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.