Agora1

Projetos de implantação de dez indústrias pode gerar mais de 500 empregos em PG

18 de novembro de 2017 - 10:12

Se aprovadas pelos vereadores, as concessões irão gerar pelo menos 522 empregos diretos e cerca de dois mil indiretos

Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (17) o prefeito Marcelo Rangel encaminhou para a Câmara dos Vereadores dez projetos de lei que visam a doação de áreas do Distrito Industrial e a permissão de uso do antigo barracão do IBC como incentivo para a implantação de novos investimentos em Ponta Grossa. Juntos, eles quase chegam a R$ 100 milhões e garantem a geração de pelo menos 522 empregos diretos.

O coordenador municipal de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Tecnológico, Adilson Strack, explica que o uso dos imóveis já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Industrial (Codesi) e agora os projetos de lei devem ser aprovados na Câmara de Vereadores para que as instalações possam ser iniciadas. “Todas essas empresas vem se consolidar na nossa cidade trazendo benefícios como a geração de empregos. Como a estimativa é que cada vaga direta gera cerca de outras quatro indiretas, apenas com estes investimentos serão criados 2.600 empregos”, aponta Strack, que também é vice-presidente da Codesi.

As empresas que poderão ser instaladas no Distrito Industrial são a Aldelphia Engenharia, Aler Comércio de Móveis, Buturi Log, Indústria e Comércio de Ração Ltda, Pedro Duarte/Kaiapós e Terraplanagem Zabel. Entre os investimentos também está a terceira ampliação da fábrica do Madero, que é a única unidade do Brasil e injetará R$ 80 milhões nas melhorias estruturais. Já entre as indústrias que poderão ocupar o barracão em um prazo de 10 anos, estão a Ampere Fios e Cabos, a TCM Materiais de Concreto e a W.A.M. Licitações, que serão responsáveis pela recuperação e manutenção de todo o espaço durante o período autorizado.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, destaca o novo uso do imóvel e reforça que para manter a permissão os empresários devem respeitar os itens dispostos na legislação. “Cada projeto de lei exige que para ocupar estes espaços as empresas devem seguir regras, como garantir investimentos e empregos. Hoje estamos tanto propondo o resgate de um local que estava sem uso quanto realocando negócios, já que três destas áreas foram retomadas de pessoas que não cumpriram o combinado”, categoriza Carbonare.

O prefeito Marcelo Rangel lembra que o parque industrial de Ponta Grossa já é o maior do interior do Paraná e a cidade está em um ritmo de desenvolvimento acelerado. “Indústrias representam cadeia de produtividade. As nossas concessões de áreas não são benefícios, mas sim contrapartidas diretas para a economia do município”, analisa Rangel.

Também participaram da cerimônia representantes dos empreendimentos e da Codesi e autoridades, entre elas, secretários municipais, deputado estadual Hussein Bakri, vereador Rudolf Polaco – nesta ocasião como representante dos edis, recebendo os projetos de lei para análise -, os vereadores Celso Cieslak, Sargento Guiarone, Victor Hugo e Geraldo Stocco e representantes dos vereadores Dr. Magno e Professora Rose.

Confira no anexo a lista completa das indústrias contempladas nos projetos de lei que foram encaminhados para aprovação da Câmara de Vereadores

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.