CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Processo de concessão do Parque de Vila Velha é iniciado

1 de Agosto de 2019 às 16:23

Processo de concessão do Parque de Vila Velha é iniciado
Divulgação
Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Paraná Turismo apresentaram nessa quarta-feira (31), aos membros do Conselho Gestor do Parque Estadual de Vila Velha, os cadernos técnico e jurídico para a concessão do parque, etapa que dá início ao processo.

“Os cadernos são estudos que indicam o que existe dentro do parque em termos de atrativos, quais atividades são permitidas, como deve ser personalizado e como ele deve atuar”, explica o diretor técnico da Paraná Turismo, Rafael Andreguetto.

O grupo de trabalho para a concessão é formado por técnicos da secretaria estadual, IAP, Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Instituto das Águas do Paraná e Paraná Turismo. Participam do conselho gestor representantes do terceiro setor, sociedade civil, poder público e iniciativa privada.

CONCESSÃO DE USO - O Estado irá conceder área do parque pré-estabelecida à iniciativa privada para que desenvolva atividades de uso público e turismo, visando a melhoria da qualidade de visitação aos atrativos da unidade. O IAP continuará o órgão administrador e responsável pela política pública do local e por monitorar se a gestão está obedecendo o plano de manejo.

PLANO DE MANEJO - O documento, que contribui para o crescimento sustentável e responsável, é um conjunto de estudos que apontam o que pode ser desenvolvido dentro da Unidade de Conservação e na região de entorno, assim como implantação de estruturas físicas e restauração ecológica.

Segundo o diretor de Gestão do Patrimônio Natural do Instituto das Águas do Paraná, Aristides Athayde, a concessão é uma grande oportunidade de geração de emprego e renda.

Athayde destaca que o objetivo é que o Parque de Vila Velha volte a ser um grande atrativo turístico do Paraná e que gere receita não só para Ponta Grossa, mas também para outros municípios que podem fomentar a atividade turística. “Mais pessoas visitando o parque são mais pessoas que vão conhecer a natureza e as belezas dos Campos Gerais e nos ajudar a conservar o que o Paraná tem de mais belo”, acrescenta.

PRÓXIMOS PASSOS - Em seguida, os cadernos, o contrato e o edital de concessão serão protocolados junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado para análise.

Em 5 de agosto será lançado o material para consulta pública, que ficará aberto até 20 de agosto para que todos os interessados tenham acesso ao conteúdo e possam se manifestar.

Ainda neste mês, nos dias 13, 14 e 15, serão promovidos Roadshows que têm como público-alvo investidores para apresentação das oportunidades de negócio que Vila Velha representa em relação à natureza, ao turismo e à economia. O evento acontece no dia 13, em São Paulo, 14 em Curitiba e 15 em Ponta Grossa. Esta etapa será concluída com audiência pública.

O edital será publicado em 5 de setembro e disponibilização do site do IAP, assim como o material para consulta pública.

De acordo com o gerente do parque, Juarez Baskoski, os empreendedores poderão trazer investimentos e equipamentos necessários para a unidade, aumentando o número de visitantes. “Vila Velha é um ícone na região dos Campos Gerais e precisa ter mais visibilidade”. “É nosso papel quanto instituição fazer essa motivação”, disse.

PARQUE – O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os arenitos, furnas e a Lagoa Dourada.

Já foram encontradas no parque muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

2.

Casal é detido pela GCM com cocaína, haxixe, ecstasy e maconha em PG 

3.

Guarda Civil Municipal reforça ações de patrulhamento escolar e integra mais de 10 mil crianças em Ponta Grossa

4.

Intervenção na Venezuela seria catástrofe humanitária, diz Lula

5.

Filha de Lindomar Castilho diz que ele morreu em vida ao matar a mãe dela

6.

Santa Casa de Ponta Grossa realiza a primeira cirurgia robótica da região 

7.

Restaurante Popular de Ponta Grossa oferece almoço especial de Natal

8.

Corinthians e Vasco empatam no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil

9.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

10.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia