PRF e NUCRIA realizam “Parada obrigatória” contra a exploração sexual de crianças e adolescentes
A PRF e a Polícia Civil através do NUCRIA, realizaram nesta sexta-feira, dia 17/05/2019, entre 20h e 22h, na BR 376, km 509, unidade operacional da PRF FURNAS, Ponta Grossa, ação conjunta preventiva dos crimes relacionados ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – ESCA.
A ação de conscientização está relacionada com o dia 18 de maio, instituído pela Lei 9.970/00 como o DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Na “parada obrigatória” contra a exploração sexual de crianças e adolescentes foram realizadas abordagens a 32 veículos, foram fiscalizados e conscientizados 29 motoristas e também foram feitos 26 testes de etilômetro.
Também foi abordado um ônibus, onde 35 passageiros foram conscientizados a respeito das formas de denúncias existentes nos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes seja na cidade ou nas rodovias.
Portanto, a ação teve como objetivo principal a divulgação das formas de denúncias e a sensibilização dos motoristas/passageiros para que estes se transformem em agentes denunciadores de práticas e locais onde ocorrem violações dos direitos das crianças e adolescentes.
Lembramos que é considerado exploração sexual de crianças e adolescentes qualquer ato sexual com crianças e adolescentes que envolva pagamento em dinheiro ou por qualquer outra forma (carona, alimentação ou favores).
A pena para quem comete esse crime é de 4 a 10 anos de reclusão.