Prefeitura utiliza radares para identificação de veículos furtados
Dispositivos são integrados à Central de Monitoramento da GCM e equipados com câmeras com tecnologia de leitura de placas
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, está ampliando a utilização de novas tecnologias no combate à criminalidade. Atualmente, 120 câmeras instaladas em radares auxiliam na identificação de veículos com alerta de furto ou de roubo.
Os dispositivos, que possuem capacidade de identificação de placas e outras características, são integrados à Central de Monitoramento do Município através da plataforma Metropolys, tecnologia que tem permitido o fortalecimento das ações de segurança em toda a cidade.
“Os investimentos destinados para ampliar a estrutura e a tecnologia disponíveis para a prevenção e enfrentamento da criminalidade são essenciais para que Ponta Grossa se torne cada vez mais segura. Nos últimos meses, trabalhamos para que nossa Guarda Civil Municipal pudesse contar com novas viaturas, novas armas, uniformes e estamos avançando na utilização de tecnologias eficientes para auxiliar esse trabalho que, tenho certeza, trará ainda mais resultados positivos para a população”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
A ação já tem dado resultados. Nesta semana, um automóvel foi recuperado por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) na região do bairro Jardim Carvalho. O veículo havia sido furtado na região do Nova Rússia e foi flagrado pela Central de Monitoramento enquanto trafegava na avenida Monteiro Lobato, sendo localizado pelas equipes da Guarda, que realizaram a confirmação do furto e conduziram o suspeito para a delegacia.
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, Ponta Grossa já conta com mais de 280 câmeras de monitoramento interligadas à Central.
“Um número expressivo desse total consegue realizar a identificação de características e os radares contribuem para isso pois, além do seu impacto em coibir excessos de velocidade, aumentando a segurança nas vias, também contribuem para o monitoramento da cidade devido às câmeras presentes nestes equipamentos, o que nos permite um trabalho muito mais amplo de e que deve ser fortalecido com a integração do nosso sistema aos dados das demais forças de segurança, permitindo respostas ainda mais rápidas e eficientes das nossas equipes”, explica.
Integração e tecnologia
Ponta Grossa é o primeiro a implementar o conceito de cidades inteligentes na área de segurança utilizando a solução desenvolvida pela startup Metropolys, empresa incubada no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Batizada como Ponta Grossa Mais Segura, a iniciativa faz parte do Eixo Democratização Tecnológica e Inclusão Digital do Vale dos Trilhos do Município e busca aplicar o conceito de cidade inteligente na área da segurança pública, utilizando de informações de tráfego e imagens coletadas por câmeras de monitoramento que servirão de base para a criação de modelos de controle e de gestão, contribuindo assim para a tomada de decisões do poder público nas mais variadas situações.