CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Prefeitura multa empresas que não recolheram pneus velhos

11 de março de 2016 às 17:30

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acaba de aplicar R$ 700 mil em multas direcionadas a empresas fabricantes de pneus, pelo não recolhimento dos resíduos gerados por seus produtos, ou seja, pneus velhos. A ação está apoiada na Lei Federal 12.305/13, na Lei Municipal 11.233/12 e no Decreto 9.240/14, as quais regulamentam a coleta e destinação corretas desses materiais.

dsc_0396_1
As multas, no valor de R$ 70 mil cada, foram aplicadas às empresas Bridgestone, Michelin, Continental, Goodyear, Sumitomo, Maggion, Titam Pneus, Levorim, Pirelli, incluindo a Reciclanip, que representa as demais indústrias e é responsável pela coleta dos pneus usados. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Valdenor Paulo do Nascimento (Cenoura), a medida integra uma série de ações da Prefeitura para tornar mais rigorosa a fiscalização no que se refere à correta destinação de resíduos.
“Estamos promovendo atitudes mais severas, cobrando de quem deve ser cobrado, porque o gerador de resíduos não está cumprindo o que determina a lei. Já realizamos a notificação, procedemos à multa, e também já temos uma ação em andamento junto ao Ministério Público contra a empresa Reciclanip. Esperamos que, com isso, outras empresas que têm responsabilidade sobre o correto recolhimento de resíduos se conscientizem e saibam agir conforme suas obrigações”, diz Cenoura.
A agilidade nesses processos também ocorreu devido ao risco de proliferação de mosquitos da dengue, o Aedes aegypti. Pneus velhos, armazenados da forma incorreta ou deixados a céu aberto, consistem em um dos principais acumuladores de água parada, ambiente ideal para o desenvolvimento das larvas do inseto.
O prefeito Marcelo Rangel considera esta uma ação importante para evitar que doenças como dengue, zika vírus e chikungunya encontrem ambiente adequado para o surgimento. “Nós não tivemos nenhum caso de contaminação autóctone em nossa cidade, mas não devemos nos descuidar. A multa aplicada a essas empresas é uma forma de impor a retirada desses pneus velhos, e é mais uma ação no combate ao mosquito, que ocorre em paralelo com as atividades de nosso Departamento de Zoonoses”, diz Rangel.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Equador vira contra a Alemanha e conquista classificação

2.

Prefeitura avança na regularização fundiária e garante moradia legal para 270 famílias do Los Angeles

3.

Prefeitura avança na regularização fundiária e garante moradia legal para 270 famílias do Los Angeles

4.

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios

5.

Polícia prende homem foragido desde 2025 por série de estelionatos, em PG 

6.

Pais são condenados após menina morrer infestada de piolhos

7.

Motorista morre em colisão na PR-151 em Jaguariaíva

8.

Orquestra Sinfônica se apresenta no Shopping Plaza Campos Gerais

9.

Mulher vai ao hospital com fortes dores e descobre gravidez minutos antes do parto 

10.

Com mais de 100 anos, Vila Vilela recebe novas obras de pavimentação

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia