CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Prefeitura instala novas estações meteorológicas em PG

17 de abril de 2025 às 17:26

Publicidade
Prefeitura instala novas estações meteorológicas em PG
Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, concluiu, nos últimos dias, a instalação de quatro novas estações meteorológicas. Ao todo, cinco aparelhos já estão em funcionamento em pontos estratégicos da cidade. Outros dez devem ser instalados no decorrer dos próximos meses.

O investimento previsto é de aproximadamente R$ 600 mil e contempla aparelhos com sensores para monitoramento de temperatura, umidade, direção e velocidade do vento, rajada de vento, precipitação pluviométrica, sensor ultravioleta, pressão atmosférica e radiação solar. As estações em funcionamento atualmente estão distribuídas na região Central e nos bairros Contorno, Uvaranas, Oficinas e Boa Vista.

“A implantação dessas estações é de extrema importância para que as equipes do Município, em especial da Defesa Civil, possam se preparar de forma mais adequada para o enfrentamento de adversidades causadas por intempéries como temporais e vendavais, por exemplo, além de permitir a formatação de planejamentos prévios mais eficientes com base na realidade específica de Ponta Grossa. Com isso, podemos transformar Ponta Grossa em uma cidade ainda mais resiliente e preparada para proteger a população em situações de crise”, explica o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Elinton Krambeck, os aparelhos possuem sistema de alimentação solar, transmissão de dados via Wi-Fi ou redes de celular (2G/3G/4G) e armazenamento de informações na nuvem, acessíveis por aplicativos Android e iOS. As informações serão utilizadas principalmente para o monitoramento de chuvas e prevenção de alagamentos, contribuindo para alertar a população e preparar as equipes de emergência.

“Além de fornecer dados para a atuação das nossas equipes durante as ocorrências, as estações meteorológicas também irão contribuir para que seja realizado o fortalecimento da infraestrutura do Município contra desastres naturais, diminuindo assim os riscos para a população, que terá à disposição um planejamento muito mais eficiente, pois utilizaremos dados coletados em pontos estratégicos da cidade, o que permite personalizarmos as ações, sejam elas em curto, médio ou longo prazo, de maneira mais rápida e precisa”, comenta.

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Sexta às Seis começa nesta sexta-feira (25) com apresentação especial da Lyra dos Campos

2.

Inmet: calor acima da média e chuvas irregulares devem marcar outubro

3.

São Paulo vence o Corinthians, faz história e fica perto do título

4.

Flávio aciona TSE para apurar fake news sobre Nossa Senhora Aparecida

5.

Mãe tem surto e joga três filhos em represa; bebê morreu afogada 

6.

Cansado da mulher, homem pede para ser preso em Santa Catarina

7.

Mãe e filha morrem vítimas de câncer em intervalo de 10 horas

8.

Casal adota três irmãos no Paraná; “ganhei na loteria disse a nova mãe” 

9.

Prefeitura faz manutenção programada na trincheira do Núcleo San Martin

10.

Bebê morre após mãe colocá-la dentro de forno 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia