Agora1

Prefeitura inicia teste de vazão no segundo lago de Olarias

27 de novembro de 2020 - 19:07
Divulgação

Nesta semana foi finalizado o fechamento das duas comportas do lago

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, fechou temporariamente as comportas do segundo lago de Olarias para um teste hidráulico de verificação do nível d’agua. A ação faz parte das obras do lago, que avançam na cidade.

Para que a lâmina d’agua seja formada são necessários dois fatores principais, o nível de vazão do rio e a ocorrência de chuvas, que aumenta o volume fluvial.

De acordo com as análises da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a vazão do rio está baixa atualmente por conta da estiagem. No entanto, com o processo de barramento, a expectativa é de que a água se fixe aos poucos e mantenha um fluxo parcial e contínuo para manter o rio fluindo. A estimativa da Secretaria de Serviços Públicos é a de que, com a previsão de chuva dos próximos dias, a lâmina d’agua comece a se formar.

O segundo lago de Olarias tem área total de 98 mil metros quadrados, com espelho d’água de aproximadamente 27 mil metros quadrados. A profundidade oscila entre 3,5 e 4,5 metros.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.